Da redação
A cantora e compositora Ana Malta apresenta na quinta-feira, 13, às 19h, o show “Outra Voz”, baseado no primeiro disco autoral dela, homônimo. O evento, gratuito, será no estúdio do curso de produção fonográfica da Fatec de Tatuí, na rodovia Mario Batista Mori, 971.
De acordo com a assessoria de comunicação da cantora, o projeto é baseado “em uma intensa pesquisa no universo da voz instrumental”. Conforme o projeto, para o show, Ana Malta surge como compositora e arranjadora de temas instrumentais “recheados de improvisação vocal”.
Além do show, a Fatec de Tatuí terá um workshop sobre improvisação vocal com a cantora Ana e o pianista Oscar Aldama. O evento será realizado no dia seguinte, sexta-feira, 14, às 14h, também pelo curso de produção fonográfica da unidade.
As duas atividades são gratuitas, com apoio do Proac 14/2022 – Circulação de Espetáculo. A turnê passará por seis cidades: Tatuí, Jundiaí, São Carlos, Sorocaba, Campinas e Piracicaba.
“O projeto ‘Outra Voz’ propõe a experiência da voz como instrumento, desenhando as melodias sem letras, executando contrapontos com vocalizes, utilizando a improvisação vocal e abarcando um repertório com influências da música instrumental brasileira e latino-americana em seus diversos gêneros (samba, baião, maracatu, chacarera)”, afirma a assessoria do projeto.
Ana compôs e arranjou a maioria das músicas do show, que conta ainda com a estrutura de iluminação de palco, figurino e cenário, “dialogando com a concepção estética abordada pela compositora”.
Ana apresenta o trabalho ao lado dos músicos Oscar Aldama (composições e piano), Dô de Carvalho (sax alto, tenor e flauta), Jackson Silva (baixo), Raphael Sampaio (trompete e flugelhorn) e Rodrigo Digão Braz (bateria). O CD ainda tem as participações especiais de André Marques (piano e escaleta) e Fábio Leal (guitarra e cavaco).
Há mais de 15 anos, Ana Malta explora diferentes possibilidades do “instrumento voz” através do trabalho realizado na Vintena Brasileira, orquestra liderada por André Marques. “Outra Voz” é também inspirado na “música universal” de Hermeto Pascoal, abarcando diversas linguagens musicais.
Para Ana, “realizar este projeto com o trabalho autoral é muito emocionante!”. “Nós, músicos independentes, ansiamos pelo momento de apresentar nossas músicas; poder contar com uma estrutura legal para fazê-lo é algo muito representativo para a gente”, comentou.
“Estar à frente desta empreitada como compositora, arranjadora, cantora e produtora do projeto me trouxe outra perspectiva em relação ao meu trabalho artístico. Agora tenho a grande oportunidade de estreitar a relação com meu público através desta turnê pelo interior de São Paulo”, acrescentou.
No repertório, estão as faixas: “Movimento”, “Amigo Leal”, “Pro André”, “Chacarera a Tatuí” e “Sem Palavras”, de autoria solo da cantora e compositora, além das composições “Inconstante” e “Nosso Samba”, de Ana em parceria com o pianista Aldama, e ainda “Sete Anos”, de autoria de Marques, e “Vamu Toma Uma?”, de Fábio Leal.
Ana é licenciada em música pela Universidade Metropolitana de Santos (Unimes), formada em canto popular (MPB-JAZZ) e canto lírico pelo Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos” de Tatuí.
É professora de canto popular (MPB-jazz) do Conservatório de Tatuí desde 2009. Cantora do grupo Vintena Brasileira desde 2003, gravou os discos “De Baque às Avessas”, “Labirinto”, “Bituca” e “(r) Existir”, e participou de diversos shows dividindo o palco com grandes nomes da música, como Hermeto Pascoal, Mônica Salmaso e Hamilton de Holanda.