Mais
    Início Cultura Americana resgata tradição de pré-Carnaval

    Americana resgata tradição de pré-Carnaval

    Pré-Carnaval do distrito de Americana tem início, às 14h, na quadra de esporte do bairro (foto: AI Prefeitura)

    A Secretaria Municipal de Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude realiza neste sábado, 23, pelo segundo ano consecutivo, o pré-Carnaval do distrito de Americana. As atividades fazem parte da programação do “Tatuí Folia – Samba e Alegria”.

    De acordo com Cassiano Sinisgalli, secretário municipal da pasta, a tradição do pré-Carnaval do bairro – considerado um dos maiores eventos da cidade – foi resgatada, em 2018, a pedido da Associação dos Amigos do Americana e da prefeita Maria José Vieira de Camargo.

    “No primeiro ano da gestão, fizemos um Carnaval alternativo, apenas com os blocos, e, no ano passado, decidimos voltar com o ‘esquenta’ lá do distrito. Eles queriam muito fazer uma festa como já existia lá, e nós trouxemos de volta este que é o maior pré-Carnaval da cidade”, comentou Sinisgalli.

    O secretário conta que, com o retorno do evento no distrito, os moradores iniciaram, em parceria com a prefeitura, uma oficina de percussão e resgataram a bateria Unidos do Americana.

    “Nós cedemos alguns instrumentos para que eles pudessem fazer oficinas durante o ano, e isso resultou na volta da união dos moradores do bairro para o pré-Carnaval”, contou.

    A programação tem início às 14h, na quadra de esportes do bairro, com o tradicional “Futebol das Bonecas”. Depois, das 15h às 20h, haverá desfile pelas ruas do distrito, com a presença do Cordão dos Bichos e dos blocos Unidos da Americana, Império do Samba, Unidos do Clube de Campo e Banda do Bonde, além de trio elétrico na via principal.

    “O Futebol das Bonecas é feito pelos próprios moradores. Depois da partida, nós fazemos a concentração perto do posto de saúde e sairemos pelas principais vias do bairro com trio elétrico e os blocos. Vamos fazer uma grande festa com a população”, comentou Sinisgalli.

    Conforme o secretário, mais de 2.000 pessoas são esperadas para o evento, que tem parceria da Polícia Militar e da Guarda Civil Municipal, à frente da segurança, além da Secretaria de Saúde, que acompanha a festa com campanhas preventivas, e da Secretaria de Obras e Infraestrutura.

    “Para voltar a realizar este evento, uma preocupação muito grande que tivemos é com a segurança da festa. Nossa ideia é fazer um Carnaval em clima familiar e com muita segurança. Foi um pedido da nossa prefeita e dos moradores também. Por isso, temos um horário de começo e fim”, salientou Sinisgalli.

    O secretário lembra que, no mesmo dia, às 11h, na Praça da Matriz, prossegue o projeto “Esquenta de Carnaval”, com animação da Banda do Banga. Já à noite, acontece o tradicional baile Vermelho e Preto, às 23h, no Bangalô Bar e Cozinha.

    A programação de fevereiro encerra-se no dia 28, quinta-feira, às 19h, no CEU das Artes, com Zumba Carnavalesca. A festa, nomeada “Folia do CEU”, terá participação do Cordão dos Bichos, da ala show do Império do Samba e DJs convidados.

    A partir de sábado, 2 de março, a Praça da Matriz sediará quatro dias de folias e matinês. A abertura será às 21h, com show da Banda Balakubaka, seguindo até à 1h30, com apresentação dos blocos, além do Cordão dos Bichos, DJ e animadores.

    No domingo, 3, das 15h às 19h, haverá matinê infantil, com oficina de máscaras, pintura facial, apresentação de animadores e participação do Cordão dos Bichos Mirim, além de DJ. Das 20h30 até às 23h, haverá encontro de blocos.

    Império do Samba, Unidos do Clube de Campo, Banda do Bonde e Rebanho das Ovelhas Coloridas são presenças confirmadas, além do tradicional Cordão dos Bichos.

    A noite começa com concentração dos grupos em frente à escola “Eugênio Santos”. De lá, os blocos desfilam pela rua 11 de Agosto até chegarem à Praça da Matriz.

    O terceiro dia de folia, segunda-feira, 4, será marcado pelo “Baile Carnavalesco”. A programação acontece das 21h à 1h, com apresentação de DJ e show de André Pupe e Banda.

    Na terça-feira, 5, das 16h às 19h, haverá a segunda matinê infantil, também contando com oficina de máscaras, pintura facial, apresentação de animadores e participação do Cordão dos Bichos Mirim, além de DJ. A programação da folia encerra-se com encontro de blocos, das 20h30 até às 23h.

    Além de participar dos desfiles e da programação oficial com os encontros, os blocos tatuianos estão fazendo ensaios abertos e apresentações pela cidade, as quais seguem no final do mês de fevereiro e começo de março.

    O Império do Samba se reúne todas as segundas, terças e quartas, às 19h30, na Concha Acústica, enquanto a bateria do Unidos do Americana ensaia às segundas, quartas e sextas, às 19h, e aos domingos, às 15h30, na quadra de esportes do distrito.

    A Banda do Bonde se reúne em ensaios abertos na sexta-feira, 1ª, às 19h30, e, ainda, realiza duas apresentações na Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), às 10h e 13h30, na mesma data.

    O Rebanho das Ovelhas Coloridas se apresenta neste domingo, 24, às 18h30, no Fuel’s Bar e, na quinta-feira, 28, das 19h às 22h, na praça Martinho Guedes, a Praça da Santa.

    O Carnaval da Cidade Ternura ainda conta com programações da iniciativa privada. No sábado, 2, haverá o desfile do Bloco do Vagalume, às 15h, na Praça do Barão; Baile do Bonde, com a Banda Lexo e a bateria do Bonde, às 22h, na Associação Atlética XI de Agosto; e o Baile Azul e Branco, às 23h, no Clube de Campo, animado pela Banda Ferveção.

    No domingo, 3, às 14h, haverá o “Futebol das Bonecas” no Clube de Campo. No mesmo horário, os amantes do rock reúnem-se no bar Dama de Ferro, na rua do Cruzeiro, para a sexta edição do CarnaRock.

    Já na segunda-feira, às 22h, tem o “Baile à Fantasia do Bonde”, com a Banda Lexo e a bateria do Bonde, na Associação Atlética XI de Agosto. A programação infantil também impera nos dias 3, 4 e 5, às 16h, com matinê carnavalesca na Associação Atlética XI de Agosto e no Clube de Campo.