Alunos são destaque de concerto da Banda Sinfônica no “Procópio”

Vencedores do “Concurso Solista Jovem 2020” também se apresentam

Alguns dos alunos terão a oportunidade de reger o grupo sinfônico pela primeira vez (foto: Altamiro Bernardes)
Da reportagem

Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí se apresenta nesta quarta-feira, 29, às 20h, no Teatro Procópio Ferreira, com participação especial de alunos do curso de Regência e de alunos vencedores do concurso interno ‘Jovens Solistas 2020’. O espetáculo também contará com a participação do regente convidado Altamiro Bernardes, professor do curso de Regência da instituição.

A entrada é gratuita e os ingressos podem ser retirados pela plataforma virtual INTI ou na bilheteria do teatro, aberta de terça-feira a sexta-feira, das 13h às 16h e das 17h às 20h, à rua São Bento, 415, centro.

Os alunos e alunas do curso de Regência farão a abertura do concerto, com apresentação das obras dos compositores Ron Nelson e Rob Goorhuis. De acordo com o regente titular do grupo, Marco Almeida Júnior, alguns destes estudantes terão a oportunidade de reger um grande grupo sinfônico pela primeira vez.

Em seguida, entra em cena o professor Altamiro Bernardes, docente do curso, que conduzirá a Banda Sinfônica na execução de obra do compositor americano Eric Whitacre.

Para encerrar o espetáculo, o Grupo Artístico recebe os alunos solistas Gleysser Menezes, saxofone alto, e Hethiely Gonçalves, na flauta. Eles são os vencedores do ‘Concurso Jovens Solistas da Banda Sinfônica 2020’.

O maestro Almeida Júnior, que atua na Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí há mais de 15 anos, destaca o papel da classe de Regência em permitir o intercâmbio cultural entre os músicos. “Em todas as edições do Seminário de Regência, a banda foi o grupo residente, recebendo maestros convidados do mundo todo, além de alunos e alunas. É importante que os maestros e maestrinas tenham um grupo para tal prática”, afirma.

Para Bernardes, o concerto é uma oportunidade para os estudantes experimentarem aquilo que vivenciam durante o curso. “Um dos maiores desafios no estudo da regência é conseguir aprender sem ter o instrumento em casa. Iniciativas como essa, do concerto com a Banda Sinfônica, permitem acesso dos alunos ao seu instrumento, possibilitando o desenvolvimento musical deles”, pontua.

De acordo com Bernardes, o repertório foi escolhido a partir de peças que estão dentro do alcance dos alunos, que se revezarão e regendo, cada um, um movimento das peças apresentadas.

Para Bernardes, os alunos que seguem para o campo da regência são interdependentes. “Eles precisam estar tocando juntos para se aperfeiçoarem. É uma harmonia, diferente de tocar sozinho, por exemplo”, explica. “Realizar um concerto como este é uma oportunidade valiosa para formar novos regentes”, complementa.

A primeira peça é Chanson Bachique, inspirada em vinhos. Cada um dos quatro movimentos dela remete a uma uva ou a uma região vinícola da França. A segunda peça é uma coletânea de danças inspiradas danças medievais e renascentistas, sendo cada uma de um país europeu.

A terceira e última peça, chama-se October e foi composta pelo norte-americano, Eric Whitacre. Ela remete às sensações do outono nas regiões norte do planeta Terra.

Fundada em 1992, a Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí completa 30 anos neste ano e é formada por cerca de 50 integrantes entre estudantes, professores e músicos convidados. O grupo surgiu com o objetivo de promover o intercâmbio entre estudantes de nível avançado e músicos profissionais. Desde o primeiro álbum gravado, em 1995, intitulado ‘Compositores Brasileiros’, a Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí já conta com 12 álbuns gravados, além de um documentário lançado em 2007.