Da redação
Com 12 medalhas de ouro, os alunos consagraram a unidade tatuiana do Sesi (Serviço Social da Indústria) como vencedora do “Torneio eRobótica Sesi”.
O campeonato virtual reuniu mais de 4.400 equipes de estudantes da rede escolar da instituição, propondo o desafio se desenvolver projetos com a temática “Mundo 4.0”.
Os estudantes tatuianos garantiram as primeiras posições em quatro das sete categorias do torneio: desenho, “Maker”, “Minecraft” e “Studio”. Ao todo, os projetos apresentados pelos alunos dos ensinos fundamental e médio do Sesi Tatuí receberam 39 medalhas – além das 12 de ouro, foram 11 de prata e 16 de bronze.
O diretor escolar da unidade tatuiana, Saulo Francoso, mostrou-se surpreso pelo engajamento de uma parcela significativa da comunidade escolar, justamente no período de isolamento social.
“A criatividade dos alunos, as soluções encontradas nas diferentes categorias, a quantidade de medalhas alcançadas, tudo isso nos enche de esperança por dias melhores. Nossos alunos têm um futuro brilhante pela frente”, declarou Francoso.
Para propor e criar as soluções inovadoras, entre os meses de junho e agosto, os alunos dos ensinos fundamental e médio de todas as unidades escolares do Sesi participaram de encontros online. Eles realizaram cerca de 200 horas formativas nas áreas de ciências, tecnologias, robótica, criatividade, artes, entretenimento digital, lógica de programação e matemática.
“Os alunos precisaram estudar para programar e criar projetos com a ajuda de aplicativos, por exemplo, além de refletir sobre o momento em que estamos vivendo e o futuro que gostariam para o mundo”, expôs o coordenador do programa de Robótica do Sesi-SP, Ivanei Nunes.
“O campeonato virtual ainda estimulou o trabalho em equipe e a aprendizagem colaborativa, mesmo à distância. Por se tratar de um torneio educacional, junto com a diversão, vem a aprendizagem, e esse conjunto de novas ferramentas e competências proporcionou isso”, complementou o coordenador.
Tatuí garantiu quase o dobro de medalhas que a unidade de Lorena, vice-campeã do torneio, com 20 conquistas, sendo nove de ouro, seis de prata e cinco de bronze.
Nas dez primeiras posições, ainda estiveram as unidades do Sesi: da vila Clarice, em Santo André; Araras; Cajamar; Franca, Furquim, em Presidente Prudente; vila Oliveira, em Mogi das Cruzes; Barretos e Suzano.
Projetos
Três estudantes utilizaram o aplicativo Studio para a criação de pontos de ônibus e transporte coletivo inteligentes, inclusivos e sustentáveis. As alunas usaram energia limpa para facilitar o serviço junto aos usuários. Com a ideia, o grupo “Ilyar” recebeu uma medalha de ouro e duas de prata.
Os projetos simulados no jogo Minecraft renderam cinco medalhas de ouro ao Sesi Tatuí. A equipe “Ecomine” foi uma das premiadas na categoria, concorrendo entre times do quarto e quinto ano.
Ela criou uma casa motorizada, denominada “EcoHome”, destacando-se pelo protótipo. A EcoHome é equipada com coletor de energia solar, e o motorhome é elétrico, possuindo luzes e faróis de LED, além de tratamento de água para reaproveitamento.
O protótipo criado pelo time “Robotiqueiros” rendeu mais uma medalha de ouro na disputa entre os alunos do sexto ao nono ano. No Minecraft, o time criou um restaurante “fast-food” equipado com canos e elevadores acoplados às mesas para entrega dos lanches, preparados em uma cozinha subterrânea. No teto do prédio sustentável, há espaços para painel solar, além de um bosque e uma horta.
Medalhistas de ouro nas categorias protótipo, mentor e desafio, os membros da “Shelby’s”, estudantes do ensino médio, elaboraram a “Casa do Futuro”. O projeto uniu sustentabilidade e tecnologia, reaproveitando a água utilizada no local, além de os moradores consumirem os alimentos plantados.
O trabalho apresentado pela equipe Shelby’s foi produzido em material transparente, para aproveitar a luz natural. Desta forma, a Casa do Futuro conta com placas para captar energia solar, inclusive para iluminar a vizinhança.
O desenho da aluna Sophia da Mota Bertin, na disputa entre estudantes do sexto ao nono ano, rendeu os prêmios “Mídia Digital” e “Valores Sesi”.
Sophia ilustrou o Mundo 4.0 com pessoas de diferentes etnias, conectadas e vivendo de forma “harmônica” junto aos robôs. “No Mundo 4.0, os robôs são amigos dos homens”, declarou a estudante, na apresentação da ideia.
A equipe “Team Hessel” garantiu mais duas medalhas de ouro ao Sesi Tatuí, com os prêmios “Protótipo” e “Mundo 4.0”. A partir do desenho, o time do ensino fundamental explorou os aspectos de funcionalidade, inovação, criatividade, custo e sustentabilidade, por meio do conceito “5R” (reduzir, reciclar, reutilizar, recuperar e reintegrar).
A máquina de venda direta para a compra de itens como refrigerantes, salgadinhos e livros ganhou uma nova versão. A equipe “Azmax”, competidora entre os times do quarto e quinto ano, criou uma máquina de venda automática, feita com materiais recicláveis, e ganhou ouro na categoria “Maker”.
A categoria “Scratch” rendeu três medalhas de bronze para duas equipes formadas por garotas. Vencedor do prêmio “Sustentabilidade”, um dos times, formado por alunas do quinto ano, propôs construir um caminhão movido a combustível feito a partir de lixo, emitindo menos gases tóxicos.
Outro grupo de garotas, do time “Robotic Girls”, concorrente entre projetos do sexto ao nono ano, garantiu os prêmios “Mídia Digital” e “Mentor”, ao criar animação em que uma personagem apresenta soluções simples para o desenvolvimento tecnológico sustentável.