Da Redação
Os alunos do 1º e 2º ano do ensino médio do Colégio Anglo Tatuí produziram um jornal em classe, a “Gazeta Leão”, dentro da disciplina eletiva “Texto Jornalístico do Sistema de Ensino”, respeitando diretiva curricular.
Sob coordenação da professora Adriana Innocencio de Oliveira, os estudantes produziram um jornal de seis páginas, com informações do cotidiano do colégio, reportagens de interesse geral, envolvendo opinião, cultura (com resenha do livro “Assombrações Caipiras”, do jornalista Ivan Camargo, editor do Progresso de Tatuí), esportes, crônicas e quadrinhos.
Segundo a professora Adriana, este ano, ao apresentar o percurso do programa, a turma comentou que não queria apenas ler, mas “fazer” um jornal. “A iniciativa surgiu dos alunos”, conta.
“Após estudarmos os gêneros de textos jornalísticos, cada aluno ficou responsável por um ou mais textos. Eles coletaram informações, produziram o texto e corrigiram”, conta a educadora.
“Eles escolheram o nome do jornal por ‘brainstorm’ (reunião livre, usada para levantar ideias de soluções de problemas ou, ainda, para criar coisas novas), seguido de votação, e um aluno fez o logo. Por fim, um aluno fez a diagramação e a escola imprimiu os exemplares”, acrescenta Adriana.
“Como professora, apenas orientei e incentivei. A produção é toda deles. Percebi em alguns alunos plena entrega para fazer o melhor e real envolvimento”. A próxima edição deve ficar para 2024.