Alunos da rede municipal realizam visita guiada em atrativos de Tatuí

Estudantes tiveram a oportunidade de saber mais sobre a história local

Roteiro turístico leva 37 alunos ao Museu “Paulo Setúbal” (foto: AI Prefeitura)
Da reportagem

Na quinta-feira, 13, os alunos do 8º ano do ensino fundamental da Emef “Eunice Pereira de Camargo” participaram do “Roteiro Turístico-Pedagógico”, parte integrante da 4ª Semana Municipal de Turismo de Tatuí.

O projeto é coordenado pela prefeitura, por meio das secretarias o Esporte, Cultura, Turismo e Lazer e a da Educação, atendendo à lei municipal 3.666/2005, que instituiu o “turismo educativo” na cidade.

Com a presença do guia de turismo Lúcio Rodrigues Júnior, o roteiro começou com visita monitorada ao Museu Histórico “Paulo Setúbal” e, depois, na área histórica do complexo têxtil São Martinho e “Casarão dos Guedes”.

Em seguida, o “city tour” passou pelo Mural em Mosaico “Capital da Música”, na avenida professora Maria Aparecida Santi, na marginal do Manduca. Logo depois, os estudantes foram ao Paço Municipal “Prefeita Maria José Gonzaga”, incluindo o gabinete do prefeito.

Ainda integraram o roteiro passagens pelos principais atrativos da cidade, como a Capela de São João do Bemfica, o Centro Hípico de Tatuí (CHT) a avenida Cônego João Clímaco (Avenida das Mangueiras), a área histórica da praça Paulo Setúbal – com as escolas “Barão de Suruí” e “João Florêncio”, que foi o primeiro grupo escolar de Tatuí -, a casa da família da atriz Vera Holtz, o Conservatório, o Teatro “Procópio Ferreira” e, por fim, o Aeroclube de Tatuí.

“O objetivo do projeto é agregar ao processo de ensino uma alternativa em turismo pedagógico que ofereça experiências transformadoras e mais próximas à realidade do aluno, de modo mais dinâmico e utilizando ações pedagógicas interdisciplinares e não formais, pois o turismo é uma ferramenta que gera aprendizagem”, argumentou o secretário municipal de turismo, Cassiano Sinisgalli.

Ele salientou que o roteiro turístico pedagógico mostra para os jovens a importância da atividade do turismo para a cidade enquanto efeito multiplicador e para receber bem o turista.

Para ele, a atividade “in loco” tem como princípios norteadores o conhecimento, a vivência, a convivência, o respeito, o aprendizado e o lazer, “proporcionando aos alunos da rede municipal o conhecimento dos diversos atrativos turísticos, culturais e históricos da cidade”.

O chefe da pasta lembra que a atividade foi realizada em duas ocasiões: em 2021, o roteiro contou com a participação dos alunos do 3º ao 5º ano da Emef “Professor Mauro Antônio Mendes Fiusa”; e, em 2019, com os alunos do 5º ano da Emef “Professora Sarah de Campos Vieira dos Santos”. Neste ano, o Roteiro Pedagógico também foi realizado com os alunos da EE “Altina Maynardes Araújo”.

Sobre a parceria com a pasta da Educação, Sinisgalli pontuou que a secretaria dele cuida da estruturação e organização do Roteiro Pedagógico, com agendamento dos locais a serem visitados, organização do conteúdo turístico, histórico e cultural do roteiro, parceria com equipe de monitoria e guia de turismo para acompanhamento dos alunos.

Já a Secretaria da Educação se responsabiliza pelo conteúdo pedagógico, trabalhando-o como atividade extraclasse, além da alimentação dos alunos, do transporte com disponibilização de ônibus e da monitoria pedagógica com professores que acompanham o passeio.

Sinisgalli considera o projeto como piloto e importante para o futuro dos roteiros na cidade junto a outros segmentos e público.

“Enquanto Tatuí não tem uma agência receptiva, utilizaremos este roteiro para aperfeiçoar o receptivo da cidade. Queremos retornar com o ‘city tour’, no qual a população sai da Praça da Matriz e percorre os principais atrativos de Tatuí”, complementou.

O secretário reforça que, caso haja demanda por grupos interessados em conhecer a cidade, a Secretaria Municipal de Turismo dará as orientações necessárias.

Para o guia Rodrigues, trabalhar o turismo com os estudantes é uma iniciativa que faz com que eles tenham mais noção sobre a história da cidade na qual vivem.

“Muitos alunos ficaram encantados com alguns pontos turísticos, que ainda não conheciam pessoalmente, como foi o caso do Aeroclube de Tatuí e a Capela do São João do Bemfica”, descreveu.

“O conhecimento adquirido pela equipe guiada fez com que despertasse nela o interesse pela cultura da cidade. Isso fomenta a atividade turística e possibilita que possamos realizar este trabalho mais vezes e com públicos distintos”, pontuou o guia.

Rodrigues comentou que uma das curiosidades que chamou a atenção dos estudantes foi o fato de o nome da cidade ter passado por diversas grafias, como Tatuuvú, Tatuhú, Tatuhibi, Tatuy e Tatuhy, até chegar à forma atual.

O guia relatou que muitos alunos ainda não conheciam um cavalo de perto e, ao irem ao CHT, tiveram a oportunidade de conviver com o animal por algum tempo e receber explicações dos profissionais que trabalham lá.

“Os olhos deles brilhavam por conta do conhecimento que estavam ganhando. O turismo possibilita isso. Trabalhar no segmento pedagógico gera uma troca de informação bastante rica e revigorante”, acentuou Rodrigues.

“Tatuí tem um enorme potencial para a área do turismo rural, e muitas pessoas não fazem ideia disto. Estabelecer parcerias com propriedades que queiram explorar esse braço da profissão fará com que a nossa cidade também seja referência nisso, principalmente se destacarmos a história do tropeirismo, como foi explicado aos alunos no Museu Histórico ‘Paulo Setúbal’”, sugeriu.