Da redação
Considerado um sucesso na primeira edição, a prefeitura volta a promover os Jogos Escolares de Tatuí após hiato de dois anos, em decorrência da pandemia. A segunda edição acontece nesta semana, de segunda-feira a quarta-feira, 3 a 5.
O evento volta a ser realizado em conjunto entre as secretarias municipais da Educação e do Esporte, Cultura, Turismo e Lazer. As disputas devem reunir 1.271 jovens atletas de 23 escolas municipais de ensino fundamental 1 e 2.
A cerimônia de abertura acontecerá no Ginásio de Esportes da Associação Atlética XI de Agosto, na manhã de segunda-feira, 3, às 9h, com homenagens a professores de educação física da rede municipal de ensino, revezamento da tocha e acendimento da pira.
No decorrer dos três dias de competições, serão disputadas 18 modalidades, divididas por faixa etária, envolvendo o ensino fundamental 1 (quarto e quinto anos) e o ensino fundamental 2 (sexto ao nono anos).
Alguma das modalidades são: natação (fundamental 2), basquete (fundamental 1 e 2), arremesso de pelotas (fundamental 1 e 2), recreação com bexigas (fundamental 1), boliche (fundamental 2), cabo de guerra (fundamental 1 e 2), jogo de damas (fundamental 1 e 2) e jogos eletrônicos (fundamental 2).
Ainda há disputas de: corrida 50 metros (fundamental 1); corrida 75 metros, 100 metros, 200 metros e 400 metros (fundamental 2); minobol – vôlei adaptado (fundamental 2); queimada (fundamental 1 e 2); salto em distância (fundamental 1 e 2); tênis de mesa (fundamental 2); e xadrez (fundamental 1 e 2).
Apesar da competição entre os atletas, segundo o departamento de comunicação da prefeitura, “a equipe organizadora dos Jogos Escolares de Tatuí pensou especialmente no esporte como ferramenta de inclusão e de desenvolvimento social e educativo”.
Por conta disso, diferentemente das disputas convencionais, em que somente os três primeiros colocados são premiados, nos Jogos Escolares de Tatuí, todos os alunos participantes receberão medalhas, enquanto as escolas serão contempladas com troféus.