Da reportagem
No primeiro semestre deste ano, os alunos da 2ª série B do ensino médio EE “Professor Deócles Vieira de Camargo” realizaram trabalho jornalístico embasado na disciplina “Itinerários Informativos”, implantada pelo governo federal e que contempla as quatro áreas do conhecimento: linguagens, matemática, ciências humanas e ciências da natureza.
O trabalho, intitulado “Se Liga na Mídia”, foi coordenado pelos professores Lieny Carvalho Marino, Renato Rodrigues Bueno, Valdemir Lopes de Carvalho, Jayne Garcia e Ana Carolina Prestes.
De acordo com a professora de Inglês Ana Carolina, o projeto jornalístico, que consistiu no desenvolvimento de um jornal, “envolveu diversas áreas, que se equalizaram”.
Em artes, foi trabalhada a parte de ilustrações. Já na educação física, os alunos se envolveram com os jogos adaptados. No caso da língua portuguesa, a classe se atentou à produção de textos e revisões.
“Na minha disciplina, a língua inglesa, na parte do observatório da imprensa internacional, os alunos trabalharam as notícias estrangeiras. Com isso, também treinaram a interpretação de texto no idioma inglês”, explicou Ana Carolina.
Segundo a professora, o trabalho foi uma mediação da aprendizagem dos estudantes em núcleos de estudos e criação, laboratórios, oficinas, observatórios e workshops.
Neles, ela conta, os alunos puderam, “juntos, analisar obras de arte, vídeos, textos diversos, propagandas, entre outras produções, sendo proporcionadas aos seus estudantes vivências em processos de autoria que os conectam com diferentes possibilidades de conhecer, ser e estar no mundo”.
“O trabalho propôs um aprofundamento no campo jornalístico-midiático, no qual os estudantes fizeram a exploração de diferentes propostas editoriais que utilizam os meios digitais para reinventar a forma de fazer jornalismo”, pontuou Ana Carolina.
De acordo com ela, os estudantes tiveram a oportunidade de explorar o campo jornalístico-midiático para analisar e refletir sobre os processos de produção e circulação da informação nas diversas mídias nacionais e internacionais.
“Os estudantes aprofundaram seus conhecimentos sobre o universo esportivo na perspectiva da divulgação pelas mídias de eventos esportivos e sobre os fatores determinantes para a maior ou menor cobertura jornalística das diferentes modalidades praticadas no Brasil e no mundo”, explicou Ana Carolina
Um dos assuntos do jornal foi a divulgação do esporte paralímpico – ou paraolímpico. “Através desta abordagem, os alunos mostraram que a modalidade se coloca como uma necessidade no universo e forma de expandir ideais inclusivas, esportivas e comerciais”, enfatizou a professora.
“O projeto justificou a importância da mídia para o esporte como meio de proliferação de valores e símbolos específicos, além de aumento de seu potencial mercadológico”, complementou.
Ana Carolina destacou também o “mergulho” nos estudos que os alunos fizeram no campo da comunicação visual. “Os estudantes vivenciaram práticas de linguagens que os permitiram compreender as estratégias publicitárias e, dessa forma, criar possibilidades de atuação artística e cultural que os mobilizem para a reflexão sobre seu projeto de vida”, ressaltou.
Para elaborarem o jornal, os alunos tiveram a oportunidade de visitar a redação do jornal O Progresso de Tatuí, que completou cem anos no dia 31 de julho. Recebidos pelo jornalista Cristiano Mota, eles conheceram a história do bissemanário e tiveram a noção de como funciona um jornal impresso.
Além disso, os alunos participaram de uma palestra com o jornalista Juan Arruda, que contou sobre a rotina profissional dele. O radialista Alexandre de Jesus Bossolan também esteve no colégio, palestrando sobre como é trabalhar em rádio.