A aluna Andressa Luz, do Conservatório de Tatuí, é uma das selecionadas para as etapas finais do “Prelúdio”, concurso de música clássica realizado pela TV Cultura. A lista com os 48 nomes selecionados foi divulgada no dia 27 de abril.
Andressa disse que a classificação trouxe um sentimento de gratidão e responsabilidade. “Sou grata a todos os meus professores, que não foram poucos, e a todos os meus familiares que dedicaram e ainda dedicam tempo me ouvindo e me apoiando. A responsabilidade de estar entre tantos excelentes músicos é grande. Fico imensamente feliz e realizada”, comentou a instrumentista por meio da assessoria de comunicação da instituição.
“Quando li, eu precisei ler, reler e ler mais uma vez!”, declarou ela, a respeito do dia em que viu o nome na lista do concurso musical da emissora de televisão.
Eufonista do Conservatório de Tatuí, Andressa classificou-se na etapa que consistia na gravação de um vídeo executando duas obras. Na próxima eliminatória, haverá uma apresentação como solista com a Orquestra do Prelúdio.
O ensaio de Andressa está agendado para o dia 9 de junho, com a gravação acontecendo no dia seguinte. A grande final será realizada na Sala São Paulo.
Além da musicista, a lista de selecionados do Prelúdio traz os nomes do trompetista Lucas de Oliveira Espíndola, do trompista André Vieira Rocha e do flautista Lucas Rodrigues da Costa. Os três são ex-alunos do Conservatório de Tatuí, sendo que Lucas Rodrigues da Costa é natural da cidade.
Em 2016, Andressa entrou para a história do Conservatório de Tatuí ao ser a primeira mulher formada em eufônio pela escola. Ela iniciou os trabalhos musicais aos 10 anos, participando da Banda Marcial de Salto de Pirapora, sua cidade natal.
Com 16 anos, matriculou-se no Conservatório “Davino Tardelli da Silva”, em Piedade, onde estudou eufônio. O ingresso no Conservatório de Tatuí aconteceu dois anos depois.
Na escola tatuiana, ela foi aluna dos professores Vagner Santos e Marco Antonio de Almeida Junior. Em 2015, o Duo Eufoniando, formado por ela e Lucas Belloni, venceu o Prêmio de Música de Câmara da escola. Depois da formatura em 2016, a eufonista permaneceu no Conservatório de Tatuí, cursando matérias avançadas de teoria.
Atualmente, ela integra a Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí. Nesse conjunto, em 2015, venceu o Concurso Interno Jovem Solista.
Andressa também participa e é chefe de naipe do Conjunto de Metais do Conservatório de Tatuí, tendo se apresentado como solista no ano de 2013.
Além de atuar como instrumentista em Tatuí, Andressa é professora de eufônio na Banda Marcial de Iperó e coordenadora de metais na Banda do Senai de Sorocaba.