Da reportagem
Em visita à Tatuí na tarde desta sexta-feira, 27, a secretária da Cultura do estado de São Paulo, Marília Marton, esteve na prefeitura para alinhar detalhes sobre o destino das moradias dos alunos do Conservatório de Tatuí.
Ao jornal O Progresso de Tatuí, Marília antecipou que, a partir de janeiro do próximo ano, os alojamentos do Conservatório serão desativados e os alunos da instituição passarão a receber um auxílio-moradia para se manterem na cidade.
“O Conservatório é um centro de formação importante, e a secretaria tem um olhar para isso. E o primeiro passo é realmente oferecer melhores condições para que possam estudar com mais segurança”, ressaltou.
Ela apontou a distância entre o alojamento e a escola como o motivo para que a secretaria, junto à Sustenidos Organização Social de Cultura (órgão que administra a instituição), pudesse pensar em alguma outra forma para que os alunos, de forma autônoma, pudessem ficar próximos ao Conservatório, por “questões de trânsito e mobilidade”.
“Isso vai dar para os alunos, além de autonomia de escolha, a possibilidade de estarem mais próximos do Conservatório e, com isso, eles possam se dedicar mais e ter tempo livre para usufruírem da própria estrutura da escola, sem a preocupação do transporte”, reforçou.
“De acordo com ela, o valor ofertado pela secretaria será de R$ 450, decidido após uma pesquisa de campo com base na média de gastos que o estado disponibiliza para municípios que possuem faculdades com moradias custeadas pelo estado”.
Se os alunos se organizarem em grupos, conseguem, além de pagar o aluguel, ter outros confortos, como internet e pagar a compra do mês. Eles terão uma vivência de autonomia que também colabora com essa carreira da vida, e que nós possamos colaborar com essa experiência”, concluiu.
O valor será disponibilizado a partir de janeiro, no entanto, Marília reforçou que nenhum aluno terá de sair do alojamento do “dia para a noite”. O processo terá início após o início do ano letivo, em março, mês em que os alunos já devem estar alojados nas moradias custeadas pelo auxílio.
Bobagem. Colocam como se fosse uma vantagem. Há tempos querem acabar com a Moradia Estudantil. Muito mais fácil resolver o problema do transporte. 450 p alugar, que aluguel, quem vai alugar e onde? No Centro, por acaso, com essa ninharia? Tb não vão morar longe? Tem que se organizar e fazer um pedel….eles fazem o que querem, e o povo sempre calado.
Que falta de preocupação, muitos vem de fora e precisam ficar por lá, o custo de moradia não bate com de auxilio, está foto com sorriso é maior veneno de todos.
A ideia é ótimo, porém, pensando nos valores de aluguéis em Tatuí, 450 reais é muito pouco.
Aliás, há uma supervalorização nos preços de aluguéis em Tatuí que chega ser absurdo, se comparado as demais cidades da região e também com respeito a renda média do trabalhador em Tatuí que é um dos piores.
Vejamos leitores, um estudante que já mora em Tatuí e é do Peru ou Argentina, que no caso são muitos, e os brasileiros de outras estados, como podem alugar um imóvel sem fiador, sem carteira assinada, sem comprovante de renda, pois qualquer imobiliária não vai ter um simples auxílio que pode ser cortado a qualquer momento como garantia de pagamento, ou seja é impossível essa ideia maluca, e além disso 450 reais vc consegue pagar o que com isso?
O que está em jogo é a existência do alojamento que foi doado e designado com a finalidade de ser o alojamento que dá amparo a estes estudantes e professores, a pergunta é, por que será que querem o terreno que fica próximo a rodovia, será que há interesses financeiros políticos por trás disso? ou vamos engolir que agora após 25 anos de existência o governo não tem mais verba? qual será a verdade por trás desse anúncio hein!
Infelizmente a questão moradia dia alunos do conservatório está sendo politizada , a questão e muito fácil de resolver se existir boa vontade …parece inteligente morar mais próximo do conservatório e seus anexos que ficam no centro e portanto considerando que os alunos já vivem agrupados no alojamento eu proponho aos mesmos se unirem e formarem de forma organizada puderem de moradia , desta forma por exemplo eles podem formar grupo de 10 pessoas , que juntas somam 4.500,00 e alugar uma bia casa no centro onde teriam não só a comodidade de estarem próximos do conservatório,mais também: moradia , internet , água , luz , talvez até roupa lavada e refeição….tudo questão de boa vontade .
Ps se quiserem posso indicar este estudo e administrar estas moradias .