Alckmin abre congresso de jornais do interior do Estado a cargo da Adjori

Governador e membros da entidade integraram mesa de autoridades

O governador Geraldo Alckmin realizou a abertura da 37ª edição do Congresso da Adjori-SP (Associação dos Jornais do Interior do Estado de São Paulo), na manhã de sábado passado, 24, na estância turística de São Pedro. Realizado nos dias 24 e 25 de junho, toda a programação desenvolveu-se no Hotel Fazenda Colina Verde.

Alckmin esteve acompanhado do presidente da Alesp (Assembleia Legislativa de São Paulo), Cauê Macris (PSDB). Ainda participaram o deputado estadual Roberto Morais (PPS) e o prefeito de São Pedro, Hélio Zanata.

O jornal O Progresso também integrou o congresso da Adjori-SP, representado pela sócia-proprietária Ana Maria de Camargo Del Fiol e pelo marido, Nelson Luís Del Fiol.

Para Del Fiol, os proprietários de jornais do interior paulista demonstraram interesse no mercado digital e tendem a investir mais em portais de notícias, a exemplo do que O Progresso fez neste ano, ao reformular o site, que agora é adaptável a todos os tipos de tela. “Todos os impressos, praticamente, estão investindo também no digital”, comentou.

Em pronunciamento, Alckmin destacou a importância da profissão do jornalista e a formação de opinião representada pelos profissionais de imprensa. O governador disse sentir-se à vontade entre os jornalistas.

“Venho a este congresso pela importância não apenas dessa profissão, da qual tenho o maior orgulho e respeito, mas porque sei que, aqui, estão os jornalistas que falam diretamente com a população. São os formadores de opinião de cada um dos municípios que estão aqui representados”, afirmou Alckmin.

O governador também reconheceu as dificuldades da profissão, principalmente nas menores cidades. “O jornalismo inclui um conjunto de fatores cada vez mais desafiador no chamado tempo da pós-verdade, que embute um sentido ético de grande significado, no exercício cotidiano da busca da verdade e da justiça”, declarou.

O governador destacou a importância do jornalismo regional no desenvolvimento econômico e social de São Paulo. “Às vezes, a gente sabe o que está acontecendo do outro lado do mundo, mas não o que acontece na nossa cidade. O debate das questões locais é fundamental para o desenvolvimento”, pontuou.

Ao comemorar os 37 anos de fundação da Adjori-SP, o congresso, que teve como tema “Uma visão jurídica da comunicação”, contou com a participação de 62 jornais, representando 80 municípios do interior do Estado.

Durante a apresentação, o deputado Macris apresentou projetos comunicacionais desempenhados pela Assembleia, como a criação da Agência Alesp de Notícias, que produz conteúdo jornalístico diariamente e o distribui aos jornais do Estado.

“O congresso da Adjori foi uma excelente oportunidade para apresentar o trabalho institucional de comunicação que a Assembleia de São Paulo tem feito”, declarou.

Para Macri, o trabalho institucional de comunicação da Alesp tem permitido que os jornais façam uma cobertura dos trabalhos desempenhados pelos deputados sem a necessidade de contratar correspondentes “in loco”.

“As dificuldades por que passam os veículos impede que a figura do correspondente continuasse existindo. Por isso, nosso desafio é fornecer material de qualidade sobre o trabalho dos parlamentares”, completou.

Além de Carlos Alberto Buzano Balladas, presidente da Adjori-SP, realizador do evento, o congresso ainda teve a presença do presidente da Adjori-Brasil (Associação Nacional dos Jornais do Interior do Brasil), Miguel Ângelo Gobbi, da Adjori-SC (Santa Catarina) e de outros quatro Estados: Rio Grande do Sul, Paraná, Rio de Janeiro e Sergipe.

A Adjori-SP reúne jornais de todo o interior do Estado. Para o presidente da entidade, “o evento é uma oportunidade para os proprietários de jornais do interior mostrarem a força que possuem, revisarem suas formas de trabalho e tomarem conhecimento de novas experiências”.

Após a abertura do evento pelo governador, o congresso teve as palestras do jurista Almir Pazzianotto Pinto, ex-ministro do Trabalho e ex-presidente do TST (Tribunal Superior do Trabalho); e seguiu com o desembargador Antonio Carlos Cedenho, do TRF-3 (Tribunal Regional Federal da 3a Região).

Na parte da tarde do dia 24, ocorreu a exposição do empresário Gilberto Pacheco, presidente da MW Way, que abordou o tema “Novas tecnologias para jornais”.

O congresso teve a coordenação do jornalista Evaldo Vicente, proprietário dos veículos “A Tribuna Piracicabana”, “A Tribuna de São Pedro” e “A Tribuna de Rio das Pedras”.