Roda de conversa no CEMEAA
No Centro municipal de educação e atendimento ao autista (CEMEAA) foi realizado o segundo Encontro Participativo com a presença de pessoas com deficiência (PCDs) e seus familiares.
O evento faz parte do planejamento do Núcleo da Inclusão do Lions Clube de Tatuí, com apoio do Departamento de Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida e da Prefeitura Municipal de Tatuí.
“Esses encontros são importantes momentos para que as pessoas portadoras de deficiência e seus familiares testemunhem os seus desafios que sempre estão enfrentando, como também esclarecimento do TEA (Transtorno do Espectro Autista) aos participantes que querem tomar conhecimento do assunto”, segundo divulgado pelo Lions Clube de Tatuí.
Do LC local, estiveram presentes: o governador eleito para o ano leonístico 2024/2025 do Distrito LC-2, Christian Pereira de Camargo; a presidente do clube, Marisa Bueno de Campos Almeida; o presidente da Divisão “B3”, Marcos Antônio de Almeida; a presidente do LEO Clube, Pietra De Nicola; integrantes do clube e as companheiras que integram o Núcleo da Inclusão, Talita de Campos Urso, Bianca Orsi Rosa da Silva e Sílvia Mateus dos Santos.
A coordenadora do Departamento da Pessoa com Deficiência, da prefeitura, Talita de Campos Urso, fez a abertura do encontro. O prefeito Miguel Lopes Cardoso Júnior fez um relato de como foi o trabalho para que o centro se tornasse realidade.
A psicóloga Tayná Rosa Antunes, irmã de autista, e sua mãe Gislaine, falaram sobre a teoria e concretamente a vivência com autista; a Sensei Adriana Bento disse da importância da prática esportiva, especificamente do judô, para o autista; e Letícia Melo de Albuquerque, profissional de educação, mãe de autista, falou sobre a necessidade de logo descobrir os sinais de autismo na criança para se saber como lidar com o problema.
“Foi um dia muito importante, de aprendizagem, conhecimento dos problemas enfrentado pelos familiares e de relacionamento com novas pessoas”, acrescenta a assessoria do Lions Tatuí.
“Com muita atenção e carinho, o pessoal do CEMEAA recebeu a todos e ainda, no final” ofereceu lanche a todos os presentes”, conclui o LC.