Álbum de Família 27/06/2018

414

Banco de Sangue ‘Fortunato Minghini’

Na manhã do dia 23, solenidade marcou a reabertura do Banco de Sangue, agora com a parceria do Hemocentro do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu, da Unesp (Universidade Estadual Paulista).

O Banco de Sangue é um legado da primeira diretoria do Lions Clube de Tatuí (gestão 1955/1956), quando era presidente Fortunato Minghini.

No decorrer dos anos, passou por várias melhorias e atualizações e, a partir de 2004, o Lions Clube, com auxílio de voluntários, empresas, comércio, entidades religiosas e civis, apoio da Prefeitura de Tatuí e da Secretaria Estadual da Saúde, iniciou a construção do prédio junto à Santa Casa.

Em 2005, equipado com subsídios enviados pelo Lions Clube Internacional (LCIF – Lions Clubs International Foundation), foi inaugurado, atendendo toda a região.

“Passaram-se os anos e novas mudanças precisavam ser providenciadas”, lembrou o clube de serviços, em nota à imprensa. Então, “novos equipamentos foram solicitados e conseguidos do Lions Internacional, mas ainda precisava treinamento e capacitação de enfermeiros, técnicos de enfermagem, biomédicos”.

“Daí, entra a preocupação e atenção da Prefeitura de Tatuí, que, tendo à frente a prefeita Maria José Vieira de Camargo, mobilizou a Secretaria Municipal da Saúde, Santa Casa e integrantes do Lions Clube para providências a serem tomadas. E, com determinação e muito envolvimento, foi possível a parceria inédita junto ao hemocentro de Botucatu”, registra a comunicação do clube de serviços.

“Com muita satisfação, como disse a prefeita Maria José, ‘mais um desafio vencido’, a reinauguração foi uma grande conquista, pois o banco funcionará para coleta de segunda a sexta-feira, das 7h às 9h, com capacidade de produção de bolsas de sangue que suprirão as necessidades da Santa Casa, pronto-socorro e hospital da Unimed, sendo o excedente encaminhado para o Hospital das Clínicas de Botucatu”, segue a assessoria.

Ainda conforme divulgado pelo Lions, o evento de sábado, além da prefeita Maria José, contou com a presença de vereadores; do presidente da Câmara, Luiz Donizetti Vaz Júnior; do secretário da Saúde, Jerônimo Fernando Dias Simão; do diretor do Hemocentro de Botucatu, Thiago Herbst; da coordenadora Rita Corradi Azevedo e funcionários do Banco de Sangue.

Ainda compareceram: Eric Proost, presidente da ACE (Associação Comercial e Empresarial) de Tatuí, filho de Marcel Proost, “que batalhou para a construção do prédio”, acentua a nota do clube de serviços; muitos integrantes do Lions Clube de Tatuí, junto ao presidente Izualdo M. de Marchi e esposa Maria Del Carmen; segunda-vice-governadora eleita, Aparecida Maria de Miranda; e, representando o Distrito LC-2, Roberto João Genta e Maria Luiza da Cunha Marques.

Izualdo e Maria Del Carmen entregaram uma placa de gratidão à prefeita pelo empenho da reabertura do banco, “pronto para todas as suas funções”.

No final, Maria José agradeceu a todos colaboradores, Lions Internacional, Lions de Tatuí e aos vereadores que doaram recurso para a compra de equipamentos que faltavam.

Também agradeceu a ONG Força para Viver e o comércio, que colaboraram com a pintura do prédio; e o hemocentro de Botucatu, “sempre aberto, colaborando para o treinamento do pessoal de Tatuí”, lembra o Lions.

“A reabertura do banco, recuperado, atende à comunidade e dá a oportunidade aos voluntários doadores de sangue”, conclui a assessoria de comunicação do Lions.


Transmissão e posse no Lions Clube de Tatuí

Na noite festiva de 23 de junho, o presidente 2017/2018 Izualdo Mauro de Marchi, junto à esposa Maria Del Carmen, deu posse a Mário Celestino Peixoto (esposa Roseni) como presidente do Lions Clube de Tatuí gestão 2018/2019.

Também, o jovem Victor Antônio Lisboa foi empossado presidente do LEO Clube de Tatuí, pelo vice-presidente do Distrito LEO LC-2.

Na sede do Lions Clube de Tatuí para a cerimônia, estiveram o governador do Distrito LC-2, Rubens Mesadri, e Marilene; dirigentes leonísticos; caravanas de clubes de Lions da capital e interior; jovens de clubes de LEO; “ferinhas”; dirigentes do clube coirmão Bauru Estoril, do Distrito LC-8; representantes do Rotary Clube, da Loja Maçônica e da Prefeita Municipal; autoridades civis, eclesiásticas, militares e convidados. Iniciando com a entronização das bandeiras (Brasil, São Paulo, Tatuí e Lions Internacional), a reunião seguiu com saudação aos presentes e várias entregas de certificados e títulos, muitos agradecimentos, mimos e troca de presentes.

Mário e Roseni foram conduzidos até a mesa diretora pelo padrinho Jarbas Sobral Neto e Berenice e, após a cerimônia da posse, deu a primeira “martelada”. Em seguida, o presidente Izualdo, junto a Maria Del Carmen e familiares, colocou sua foto na galeria dos presidentes.

Na sequência, foi servido jantar com música por conta de Sérgio Lagartixa (saxofone), Renato Lima (teclado) e Inaiê Turelli (canto).

A prefeita Maria José Vieira de Camargo e o governador Mesadri parabenizaram o Lions Tatuí pelas realizações da gestão encerrada, enaltecendo o engajamento do clube em projetos sociais do município.

O novo presidente Mário, com seu lema “Fazer o bem também faz bem”, externou agradecimentos e disse ter “certeza da colaboração de todos nessa caminhada que se inicia”.