Álbum de Família 19/08/2020

404

Lions Clube realiza a ‘Panqueca do Leão’

Em 11 de Agosto, aniversário de Tatuí, o Lions Clube e LEO clube promoveram mais um almoço no sistema “drive-thru”. Desta vez, com renda revertida ao GPaci (Grupo de Pesquisa e Assistência ao Câncer Infantil), do Hospital de Sorocaba, que atende crianças e jovens da região, inclusive da de Tatuí.

A equipe do Lions preparou panquecas que foram elogiadas por todos que adquiriram o convite do almoço, que desta vez veio acompanhado de sobremesa.

O presidente do LC Tatuí, Christian Pereira de Camargo e esposa Beatriz, o presidente do LEO, João Pedro Assunção, e o presidente do Distrito LEO LC-2, Victor Antônio Lisboa, estiveram na sede do Lions fazendo a entrega do almoço. Todos os convites foram vendidos.

Já no dia 14, representantes dos Lions de Tatuí estiveram no hospital do GPaci, repassando o valor obtido no almoço solidário. Maria Rita Ferreira, supervisora de captação de recursos do GPaci, recebeu a doação cm a visita de Camargo, Assunção, Lisboa, Fernando Foster (conselheiro do LEO) e Adauto Pereira Sobrinho (tesoureiro do LC Tatuí).


Rotary doa equipamento de R$ 300 mil à Saúde

Por meio do projeto de subsídio global intitulado “Rotary de Mãos Dadas com a Saúde”, no dia 13, os Rotary Clubs de Tatuí e Tatuí Cidade Ternura efetuaram a doação do aparelho oftalmológico “Laser Pure Point”, no valor de R$ 298.002,40, para a Secretaria de Saúde local.

O equipamento foi instalado no Cemem (Centro Municipal de Especialidades Médicas). Além de possibilitar a descoberta de doenças oculares, como retinopatia diabética, catarata, glaucoma, ceratocone, entre outras, ele beneficiará cerca de 200 pacientes que estão aguardando, por dois anos, em fila de espera, o início do tratamento.

E mais de 2.000 pessoas diagnosticadas com diabetes, cadastradas no município, também poderão se beneficiar do aparelho, com exame, prevenção e tratamento.

O projeto teve início em 2019, nas gestões de Clara Maria Vieira de Camargo Sobral (RC de Tatuí) e Antonio Donizetti de Jesus (RC de Tatuí Cidade Ternura), ocorrendo em ação conjunta entre o RC de Ghaziabad, da Índia (Distrito 3012), o RC de Tatuí, RC Tatuí Cidade Ternura, RC de Sorocaba-Vergueiro (estes três, do Distrito 4621), Fundação Rotária (FR), Fundo de Distrito de Utilização Controlada (FDUC) e o Centro Hípico de Tatuí.

De acordo com a prefeita Maria José Vieira de Camargo, “essa foi uma importante conquista para a nossa saúde. O Rotary é um grande parceiro do povo de Tatuí, ajudando a mudar a realidade, sempre pensando no próximo”.

A sala de oftalmologia onde o aparelho está instalado recebeu o nome da médica Clélia Erwenne Araújo Pinto, especialista em oftalmologia.

“As coisas acontecem quando se tem boa vontade. O aparelho é fantástico para o tratamento de retinopatia diabética, uma das principais causas da cegueira no mundo”, comentou a médica.

Sérgio Lelli, atual governador do Distrito 4621, do Rotary, disse que “o Cemem e o Rotary estão abrindo a oportunidade para pessoas se tratarem gratuitamente. Parabenizo cada pessoa que acredita no Rotary e nas suas ações humanitárias, lembrando que somos um elo.”

Luís Barros, presidente do RC de Tatuí, destacou que, “por meio da Fundação Rotária, já investimos quase meio milhão de reais em Tatuí desde 2019”.