Ajudante perde quase R$ 2.000 em estelionato em Tatuí por meio de site de vendas

Da Redação

Um caso de estelionato em Tatuí foi aconteceu na madrugada de segunda-feira, 1º, envolvendo um ajudante de 57 anos, morador do Jardim Lucila. Segundo o boletim de ocorrência, a fraude teve início quando a vítima buscou atendimento por meio da central de um site de vendas após acessar um anúncio no Facebook.

De acordo com o registro policial, ao clicar no anúncio, o homem foi direcionado a um suposto chat de suporte, onde informou que desejava o aumento de limite da conta dele. Na sequência, foi orientado a enviar o número de telefone para que um “funcionário” entrasse em contato via WhatsApp.

Pouco depois, o ajudante recebeu mensagens de um número com DDD 47, cujo interlocutor se apresentou como “atendente do Mercado Pago” e ofereceu auxílio para realizar o procedimento. Ele repassou diversas instruções, incluindo a realização de uma videochamada e o acesso ao aplicativo da plataforma.

A vítima, seguindo todas as orientações, acabou realizando dois pagamentos: um de R$ 1.700 e outro de R$ 32. Após as transações, a ligação foi encerrada.

No dia 3, o mesmo número voltou a contatá-lo, informando que o aumento de limite não havia sido concluído e que seria necessário um novo pagamento, de R$ 82, para finalizar o processo. O ajudante novamente realizou o pagamento, sendo a ligação encerrada em seguida.

Após notar que o limite não havia sido alterado e desconfiar das circunstâncias, a vítima percebeu que havia caído em um golpe. Ao todo, o prejuízo somou R$ 1.814.