Na quinta-feira da semana passada, 12, na sala de reuniões do Conselho Municipal de Saúde, 14 agentes do setor de combate à dengue, da Secretaria Municipal de Saúde, participaram de treinamento para o uso de tablets nos registros das atividades de campo.
O encontro foi coordenado pelo técnico da regional Sorocaba da Superintendência de Controle de Endemias do Estado de São Paulo (Sucen), João Antônio dos Santos.
Ele explicou aos agentes de Tatuí sobre a importância e a utilização do aplicativo “Sisamob” para o registro do trabalho de campo no combate e controle ao mosquito Aedes aegypti.
Desenvolvido de forma integrada à base oficial de dados do controle de vetores do Estado de São Paulo, o Sisamob elimina a necessidade do preenchimento de planilhas manuais e da digitação de boletins de campo, conferindo maior agilidade na alimentação dos dados e, consequentemente, na utilização pelos gestores.
A Sucen explica que isso permite maior agilidade na informação e análise dos dados para tomada de decisões. O sistema Sisamob, é integrado à versão do sistema “Sisaweb” – base oficial do Estado de São Paulo para registro das informações de controle de vetores.
Em Tatuí, de acordo com a coordenadora do setor de combate à dengue, Rosana Alves dos Santos Lopes, desde março, como forma de teste, dois agentes já estão realizando visitas a pontos estratégicos e registrando o trabalho por meio dos tablets.
“Os demais agentes deverão começar a utilizar o Sisamob no próximo mês de maio”, informou Rosana, pela assessoria de comunicação do Executivo.