Agenda cultural do Conservatório de Tatuí tem programação de volta às aulas

Opções de entretenimento em fevereiro também somam sessões de cinema

Espetáculo “Estudo do Show Opinião” (foto: Paulo Rogério Ribeiro/Arquivo Conservatório de Tatuí)
Da redação

O Conservatório de Tatuí, em fevereiro, promove uma agenda cultural com atrações que somam cinema, música e teatro. O “Cine Bibi” é um dos destaques do mês, com a Mostra Nyama, que exibe curtas-metragens nacionais de animação negra.

Para comemorar o início do ano letivo, uma intensa e diversificada programação de volta às aulas encerra o mês, com apresentações especiais e o lançamento da quarta edição da ‘BULI – Revista de Artes Cênicas do Conservatório de Tatuí’.

Já o Salão “Villa-Lobos” recebe neste sábado, 22, os recitais de formatura de piano. Sob a coordenação da professora Fanny de Souza Lima, Giovanna Lopes Romano e Ana Julia Cerqueira de Oliveira se apresentam às 17h30 e 20h, respectivamente. O evento tem classificação indicativa livre e entrada gratuita.

Cine Bibi

A edição de fevereiro do “Cine Bibi” leva para o Teatro “Procópio Ferreiro” a Mostra Nyama de animação negra, com a exibição de seis curtas-metragens brasileiros. Neste mês, o cineclube do Conservatório de Tatuí realiza três sessões, todas nesta terça-feira, 18. A classificação indicativa é livre e a entrada, gratuita.

A “Manhã Infantil” abre a programação apresentando os curtas “Bia Desenha, Ewè dê Òsányìn” e “Nana e Nilo”, seguida de uma conversa sobre arte e ludicidade negra.

A segunda sessão é a “Tarde Juvenil”, que exibe “Maré Braba”, “Quando a Chuva Vem?”, “AniMAM” e “Ewè dê Òsányìn”, das 15h às 16h. Logo após, participantes conversarão sobre “animação e identidade”.

A programação do dia encerra com a exibição da “Noite Adulta”, iniciando às 19h30, com a apresentação de “Maré Braba”, “Quando a Chuva Vem?’, “AniMAM” e “Ewè dê Òsányìn”. Ao final, o público participará de uma aula interativa sobre a animação negra e seus impactos socioculturais.

Todos os bate-papos são mediados por Adriano Cipriano, curador do evento e cofundador do Nyama Animação Negra.

Para as apresentações no Teatro “Procópio Ferreira”, é necessária a retirada de ingressos, que podem ser feitas online e antecipadamente, por meio da plataforma INTI.

É possível também garantir as entradas de forma presencial, na Bilheteria do Teatro, que fica aberta ao público de terça-feira a sexta-feira, das 13h às 16h e das 17h às 20h.

Volta às aulas

Entre os dias 24 e 28, o Conservatório de Tatuí promove a semana de boas-vindas para estudantes. A programação inicia com o espetáculo “Tempo É Quando”, às 16h30, no Teatro “Procópio Ferreira”.

A peça é uma produção de estudantes dos Ateliês em Artes da Cena para Adolescentes I, que utiliza diferentes ferramentas de expressão – como dança contemporânea, jogos de improviso e diálogos filosóficos, “para criar narrativas verbais e visuais para mostram o tempo e sua presença em objetos, corpos e palavras”.

Às 20h do dia 25, a turma do segundo ano de artes cênicas da instituição apresenta o espetáculo “Estudo do Show Opinião”. O evento tem entrada gratuita, classificação indicativa de 16 anos e será realizado no Teatro “Procópio Ferreira”.

“A peça propõe uma reflexão sobre o ‘Show Opinião’ – que estreou em dezembro de 1964 e é considerado um dos primeiros movimentos contra o golpe militar.

Dividida em dois momentos, a encenação, primeiro, “passeia pelo material do show como textos, músicas e o contexto da época”, informa a assessoria de comunicação do Conservatório.

Em sua segunda parte, “o grupo transporta as ideias iniciais do ‘Show Opinião’ para a contemporaneidade, atualizando temas, artistas e seus desdobramentos para a atualidade”.

Na quarta-feira, 26, às 20h, o Teatro “Procópio Ferreira” será palco de “um mergulho em busca de identidade cultural e ancestralidade, com o espetáculo ‘Uenda-Cogembo (morrer)’”, informa a assessoria.

A peça de Luciano Mendes de Jesus se inspira nos “vissungos” – cantos afrodescendentes entoados por antigos escravos africanos na região do Alto Jequitinhonha (MG).

“Em um jogo que mistura memórias pessoais, dados históricos e metáforas poéticas, ‘Uenda-Cogembo (morrer)’ traça um novo caminho entre ancestral e contemporâneo”, segue a assessoria.

A programação da semana de boas-vindas ainda prepara o lançamento da quarta edição da “BULI – Revista de Artes Cênicas do Conservatório de Tatuí”. O evento será realizado no Teatro “Procópio Ferreira”, dia 27, às 19h, e terá transmissão ao vivo pelo canal do YouTube da instituição.

E, encerrando a semana, a Cia. de Teatro do Conservatório de Tatuí leva ao palco do “Procópio Ferreira” o espetáculo “A Vaca Virou Rádio”.

Sob a coordenação do Coletivo Cê, a encenação conta a história de uma família que, entre as décadas de 40 e 50, migra do interior para a capital em busca de melhores condições de vida.

No entanto, ao longo desse percurso, suas vidas se transformam ao conhecerem a mais nova invenção do momento: o rádio. Paralelamente, “uma emissora atemporal pirateia o sistema para contrapor pensamentos e linguagem, oferecendo à família uma visão alternativa da história”.

Para eventos realizados no Teatro “Procópio Ferreira”, os ingressos podem ser retirados online e de maneira antecipada pela plataforma INTI ou presencialmente na bilheteria do teatro, aberta de terça-feira a sexta-feira, das 13h às 16h e das 17h às 20h. Para as demais apresentações, não é necessário retirar ingresso.

Todos os detalhes das ações e a atualização da programação do Conservatório de Tatuí estão na agenda cultural da instituição. Mais informações ainda podem ser obtidas pelo fone (15) 3205-8434.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui