
O Aeroclube de Tatuí abre as portas nesta sexta-feira, 11, para receber a população por conta de um evento especial. Em comemoração aos 191 anos do município, o espaço prepara uma “festa aerodesportiva”, com apresentações de acrobacias aéreas, paraquedismo, aeromodelismo e dos planadores em voo.
Entre os aviões usados nas demonstrações estão alguns dos mais modernos do mundo. Um exemplo é o Laser Z 200, modelo usado nas competições internacionais de acrobacia.
As apresentações incluem, ainda, demonstrações com o avião chamado One Design DR 107, projetado para uma categoria de competição na qual todos os pilotos usam o mesmo modelo de equipamento. “Embora cada piloto use o seu avião, todos são iguais, o que permite que se avalie a destreza do piloto independente da aeronave que está sendo usada”, explicou a O Progresso, o presidente do aeroclube, Alexandre Simões de Almeida.
Segundo ele, o DR 107 é uma aeronave bastante difícil de ser pilotada. O presidente destacou que apenas poucos pilotos com muita habilidade são capazes de pilotá-lo.
“Para se chegar ao nível de habilidade necessário para conseguir pilotar um avião desses, o inicio do treinamento de acrobacia acontece em aviões mais simples, porém, projetados com a capacidade de aguentar os enormes esforços que acontecem quando se faz um voo acrobático”, acrescentou o presidente.
O público poderá ver, ainda, o Xtreme Decathlon, 8KCAB, um avião com aparência desengonçada, mas considerado um ótimo veículo para se treinar. Ele tem capacidade para dois pilotos, sendo um instrutor e um piloto que será treinado para acrobacias.
O monomotor Paulistinha CAP-4 será outra atração. A aeronave foi projetada pelo brasileiro José Carlos de Barros Neiva, o mesmo que criou a Sociedade Aeronáutica Neva.
O avião foi incorporado pela Embraer (Empresa Brasileira de Aeronáutica) e é considerado básico porque, na maioria dos modelos, não possui motor de arranque, sendo necessário que o piloto gire a hélice com as mãos para a partida.
O Aeroclube de Planadores de Tatuí opera no aeródromo da cidade desde o ano de 1975. Ele tem como missão a instrução de voo para formação de pilotos, e o estímulo à prática aerodesportiva. Muitos pilotos formados em Tatuí tornaram-se comandantes de companhias aéreas nacionais e internacionais.
O Aeroclube conta com escola de voo, com três planadores de instrução e quatro destinados a navegações e competições, disponível para alunos em estágio avançado e pilotos associados. Dentre as aeronaves de instrução, está o Neiva B Monitor, o Neivão, também construído pela Sociedade Aeronáutica Neiva.
Conforme o presidente da entidade, o modelo do município é o único em condição de voo no mundo. Almeida informou que ele ainda é utilizado nas instruções.
Nesta sexta, além de poder ver as aeronaves em atividade, o público terá acesso à exposição estática dos aviões. Para quem não puder comparecer ao evento, a administração oferece a oportunidade de agendamento de visitação. Elas acontecem semanalmente, entre quarta-feira a domingo, das 9h até às 17h.
Os voos são realizados aos fins de semana e feriados, no horário das 10h às 17h.