Aeroclube da cidade dispõe de bolsas para formação de piloto





O Aeroclube de Tatuí integra a “segunda versão” do projeto “Voa SP”, realizado pela FBVV (Federação Brasileira de Voo a Vela), com apoio da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude do Estado de São Paulo. A entidade é uma das sete no Estado a oferecer bolsas para formação de piloto de planador.

No total, a federação está com 45 oportunidades (com custeio integral dos estudos) abertas em todo o Estado. Além de Tatuí, oferecem vagas os aeroclubes de Bebedouro, Marília, Itápolis, Rio Claro, São Pedro e São José dos Campos. As inscrições para o projeto terminam no dia 20 deste mês.

Os objetivos do programa são desenvolver e difundir a modalidade esportiva do voo a vela no Estado e aumentar o número de pilotos de planadores, “descobrindo novos talentos”. A seleção será feita por meio da análise dos dados cadastrais e desempenho durante os voos de avaliação.

De acordo com a FBVV, a etapa seletiva será custeada pelo próprio projeto. Os candidatos não precisarão pagar pelos voos de avaliação, nem pelos exames médicos e teóricos.

Os bolsistas selecionados terão prazo para concluir o curso de planador, obtendo o brevê até o dia 31 de maio do ano que vem. Cada um dos alunos deverá realizar 55 voos para completar a formação.

Para participar do projeto, os candidatos devem ter idade mínima de 17 anos e máxima de 35 (completados até dia o dia 1o de abril deste ano); estar no último ano do ensino médio ou ter completado; não estar matriculado em aeroclubes de voo a vela no Brasil; ser residente do Estado; e alcançar a aprovação nos exames.

As inscrições podem ser feitas pelo site: www.planadores.org.br. Mais informações são obtidas pelo telefone 3251-4368. O Aeroclube de Tatuí está localizado na avenida dos Aeronautas, sem número, no bairro dos Fragas.