Close

SOBRE O AUTOR

Jornalista e Escritor
Ivan Camargo

IVAN CAMARGO

Jornalista graduado pela Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep), Ivan Camargo reside e trabalha na cidade de Tatuí (SP).

De 1992 a 1994, editou o jornal “Stopim”, um tabloide de humor inspirado no histórico “O Pasquim” (1969-1991), do Rio de Janeiro.

Em 1995, assumiu a editoria do jornal “O Progresso” (fundado no interior de São Paulo, em julho de 1922).

Pela Faculdade Cásper Líbero (SP), cursou a pós-graduação, especializando-se, entre outras disciplinas, em história da arte, com a professora e atriz Marlene Fortuna; e adaptação de obras literárias para cinema e TV, com o professor e roteirista Antonio Adami.

Ainda estudou roteiro para cinema, no Centro de Artes do Senac (SP).

Em teatro, no Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos”, de Tatuí, participou de workshops de direção, com o professor e diretor Antonio Mendes, e “Música de Cena”, com o compositor e instrumentista Lívio Tragtenberg.

Já no Centro de Artes e Educação “Célia Helena”, em São Paulo, sob a orientação do professor e dramaturgo Samir Yazbek, integrou laboratório de criação de texto teatral.

BIOGRAFIA

CARREIRA DE ESCRITOR

Ivan Camargo escreveu diversos curtas-metragens, um longa e seis peças de teatro – entre estas, quatro inéditas. Encenadas, teve duas adaptações: “Priscila, a Rainha da Caatinga” – baseada no filme “Priscilla, A Rainha do Deserto” – e “Vovó Delícia” – a partir do livro homônimo de Ziraldo.

Já publicados, assina dois romances.

Em 2008, lançou o primeiro livro, “Onde Moram os Tatus”, texto que recebeu duas premiações nacionais e uma estadual, entre estas, a seleção pelo Proac (Programa de Ação Cultural) do Estado de São Paulo, que garantiu a primeira edição.

Nesse mesmo ano, somou duas distinções no “II Prêmio de Literatura”, promovido pela UBE (União Brasileira de Escritores), entidade fundada em 1958, entre outros, pelos escritores Sérgio Milliet e Mário de Andrade.

Além da menção honrosa ao livro “Onde Moram os Tatus”, foi o vencedor desse concurso nacional com a peça de teatro “O Cativeiro”.

Em 2009, também por seleção do Proac, lançou o segundo romance, intitulado “Assombrações Caipiras”.

PREMIAÇÕES E MAIS OBRAS

Pela UBE do Rio de Janeiro, em 2011, conquistou a primeira colocação no “Prêmio Dias Gomes”, categoria teatro, do Concurso Internacional de Literatura, com a peça “Até que A Morte nos Enlace”. Em 2013, pelo mesmo certame, alcançou a terceira colocação no “Prêmio Martins Pena”, com a peça “Santa Casa da Luz Vermelha”.

Em 2016, teve o livro “Nem te Contos” classificado na terceira suplência do Proac, assim posicionando-se em nono lugar entre 199 obras inscritas para os seis prêmios do edital de criação literária destinados ao interior de São Paulo.

Ainda nesse ano, integrou a sexta edição do e-book “Microcontos de Humor”, publicado a partir de concurso promovido pelo 43º Salão Internacional de Humor de Piracicaba, e também teve o conto “Espingarda de Museu” selecionado entre os 25 que compuseram o livro da terceira edição do Concurso de Contos de Santo Ângelo (RS), entre 361 inscritos.

Em todos os gêneros narrativos, o autor sustenta uma característica em comum: a linguagem do humor.

CRÍTICAS

LIVROS PUBLICADOS

CONTATO

  • Telefone

    (15) 3251-3040
  • Cidade

    Tatuí, São Paulo