Da reportagem
Nesta segunda-feira, 18, representantes do movimento cultural de Tatuí estiveram presentes na 4ª Conferência Estadual da Cultura, realizada no Memorial da América Latina, em São Paulo.
A etapa estadual contou com cerca de 500 participantes e teve a presença de representantes do Ministério da Cultura, da Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas do estado, gestores de cultura e delegados eleitos de todas as regiões do estado.
Nos próximos dias 17 e 18 de janeiro, um novo encontro no formato híbrido definirá os delegados que representarão o estado na fase nacional da conferência. Nele, também serão deliberados os eixos a serem levados à última etapa em março de 2024, em Brasília.
Para a atriz Adriana Afonso (Drika), que também foi uma das delegadas eleitas para a etapa estadual, representar o setor cultural de Tatuí foi um ganho para a cultura local.
Ela elogiou a forma organizada como foi dirigida a Conferência Municipal e as escolhas dos delegados, os quais, segundo ela, “foram eleitos de maneira coesa”.
Além dela, representaram Tatuí na fase estadual: Luís Bernardo, Nilce Aparecida Rodrigues e Simone Pavaneli, e os suplentes Marcos Pavaneli, Anderson Ferreira, Erika de Oliveira Pires e Marcus Vinicius Silva de Marco.
Eles foram escolhidos durante a Conferência Municipal, realizada em agosto deste ano, por meio de pleito entre os presentes no encontro.
Durante essa fase, representantes de segmentos culturais da cidade pautaram discussões sobre as políticas culturais com foco no “fortalecimento da democracia e a garantia dos direitos culturais em todos os âmbitos da municipalidade”.
Os debates foram divididos em grupos (eixos), nos quais os membros de cada um deles deliberaram diretrizes com ideias e formatos para decidir as políticas públicas e culturais para os próximos anos no município. De acordo com Adriana, nos cinco eixos, foram aprovadas 3.300 ações a serem discutidas nas próximas etapas.
Ela contou que as propostas pautadas na Conferência Municipal não foram discutidas na etapa estadual. Segundo ela, os delegados usaram essa fase para debaterem e alterarem algumas ações do regimento, as quais “não contemplavam os pensamentos dos eleitos”.
Agora, conforme a atriz, as propostas dos municípios serão debatidas no próximo encontro em janeiro e, a partir do que for definido, o estado fará uma espécie de triagem das redações, as quais seguem para a Conferência Nacional
Conferência Municipal
A organização e o desenvolvimento das atividades da fase municipal estiveram a cargo de uma comissão organizadora municipal, composta pelo secretário do Esporte, Cultura, Turismo e Lazer, Douglas Dalmatti Alves de Lima (Buko); pelo diretor do Departamento Municipal de Cultura, Rogério Vianna; pelo presidente do Conselho Municipal de Políticas Culturais de Tatuí, Davison Cardoso Pinheiro; pelo secretário do Conselho Municipal de Políticas Cultural, Luís Antônio Galhego Fernandes; e pelo grupo de trabalho do Conselho Municipal de Políticas Culturais.
Durante os debates, foram estabelecidas diretrizes direcionadas para os temas de cada eixo, por meio das ações propostas nessas discussões. Desta forma, os membros debateram ideias e apontaram soluções para ações, as quais poderão ser aplicadas por meio de políticas públicas culturais.