O empresário Eric Proost foi reeleito presidente da ACE (Associação Comercial e Empresarial de Tatuí) para o biênio 2019/2021. O processo de eleição da diretoria aconteceu na sexta-feira passada, 15, na sede da entidade.
Conforme a ACE, apenas a chapa denominada “PRO” protocolou registro para participar do pleito e, como não houve inscrição de concorrentes e nem manifestação de ex-presidentes, não houve necessidade de votação.
A diretoria executiva reeleita é composta, ainda, por Marisa Grandino (vice-presidente), Lúcia Bonini Favorito (primeira-tesoureira), Charles Antonio Leite (segundo-tesoureiro), Jacques de Miranda (primeiro-secretário) e Fernando Giriboni de Souza (segundo-secretário).
Também fazem parte os diretores-adjuntos José Celso Fiuza, Eliete Guidoni e Maria Helena Galvão. Os conselheiros são: Beatriz Favier Peixoto, Alex Vicente Lopes Correa, Soraya dos Santos, Carlos do Espírito Santo de Souza, Giovana Rodrigues, Ana Flavia de Souza, Fábio Rogério Vieira, Juliana de Miranda, Luciano Miranda, Nivaldo Daguano e Mirela Gueri de Moraes. E os suplentes: Laudelina Ramos, Ângela de Almeida e Silvani Loiola Aquino.
A O Progresso, na quinta-feira, 22, Proost destacou que os dois primeiros anos foram de aprendizagem e que, partir de agora, a entidade deve buscar novos caminhos para o crescimento, tanto na conquista de novos associados quanto no fomento do comércio local.
“Temos um compromisso com a ACE que não nos permite deixar de lado e abandonar este trabalho. Ainda faltam desafios a serem vencidos pela Associação Comercial, que ficará ainda mais atuante na cidade”, salientou.
Conforme o presidente, os primeiros “dois anos foram de muito trabalho, mas ainda faltam inaugurações a serem feitas, implantações de projetos que já foram iniciados, novos associados a serem conquistados e mais parcerias que estão sendo ajustadas”.
“Agora, precisamos correr atrás de algumas coisas que a gente já tinha planejado e ainda não tínhamos começado porque estávamos aguardando o resultado das eleições. Estava dependendo disso, inclusive, para firmar novas parcerias. Vamos tirar os projetos que estavam na gaveta e colocar em prática”, enfatizou o presidente.
Uma das ações, segundo Proost, é aumentar a parceria com o Sebrae e oferecer novos cursos de qualificação às empresas associadas. “Não está oficializado ainda, mas, informalmente, já alinhamos projetos de expansão que devemos começar nos próximos meses”, acentuou.
A meta, segundo o presidente, é trazer um projeto “inovador” para a cidade, oferecendo especializações em diversos setores. “As capacitações serão voltadas para todos os setores de serviços e não somente aos lojistas”, assegurou.
Avaliando os dois primeiros anos de gestão, o presidente da ACE destacou que nem tudo foram “glórias”, contudo, o balanço geral é “positivo”.
“Visitamos vários associados, renegociamos velhos contratos de parceria que estavam desatualizados, conquistamos novos associados e buscamos diversas parcerias, iniciando novos projetos. Então, acredito que temos um saldo positivo”, argumentou.
Proost ressaltou que a ACE deve manter as campanhas promocionais. A primeira a ser realizada será em comemoração ao Dia das Mães. Contudo, a data oficial de lançamento e o tema da ação comemorativa ainda não foram definidos.
“Na região, somos tidos como uma das únicas associações que mantêm essas promoções de sorteios. Muitas não fazem porque é difícil, financeiramente falando, mas a gente continua fazendo, e pretendemos manter os mesmos moldes do ano anterior”, frisou.
De acordo com o presidente, as campanhas “promovem a cidade, movimentam as lojas e fomentam o comércio. As pessoas procuram os locais que estão participando e pedem cupons, porque sabem que podem ganhar ótimos prêmios”, ressaltou.
Ele ainda reforça o fato de que a campanha organizada pela ACE beneficia a todos os associados indistintamente e sem qualquer custo. A associação distribui cerca de mil cupons para cada empresa, os quais são preenchidos pelo consumidor e pelo vendedor que o atendeu.
Posteriormente, os cupons sorteados vão garantir os prêmios. Proost ainda informa que, em todas as épocas comemorativas que implicam em fomento das vendas, a ACE realiza as campanhas sem custo aos lojistas, que ainda recebem cartazes identificando as ações e divulgação em vários veículos de comunicação.
Outro aspecto comentado por Proost é a adesão dos funcionários às campanhas, particularmente a partir de quando, há um ano, foi modificada a dinâmica das ações, também os premiando.
Com a mudança, houve entendimento junto ao Sindicato dos Comerciários, que começou a participar das ações, estimulando os funcionários e contribuindo com os prêmios.
Proost destaca que os prêmios ofertados por meio dos sorteios ainda se revertem em benefício aos lojistas, uma vez que, quando procurados para a troca dos cupons sorteados, eles acabam, na prática, vendendo os produtos que comercializam.
“O prêmio, que é em vale-compras, é gasto no próprio comércio. A pessoa que ganha conhecerá todos os nossos associados e poderá escolher em qual comércio gastar o prêmio”, acrescentou.
Pela promoção da ACE, nesse caso, o lojista entrega os produtos conforme o valor deles e dos prêmios e, posteriormente, recebe da associação o equivalente ao somado em cupons.
Com esses “vales”, o consumidor pode gastar em farmácias, supermercados, casas de materiais de construção, lojas de roupas, ou até mesmo para pagar alguma conta.
“Quando a gente dava um prêmio maior, a pessoa acaba gastando em uma loja só; agora, as pessoas gastam em diversas lojas. Isso acabou sendo bem legal. Beneficiamos mais consumidores e mais lojistas”, observou.
A diretoria reeleita assume a gestão 2019/2020 no dia 1º de abril. Segundo Proost, deve haver uma reunião de posse, que marcará o inicio das ações do ano e servirá para definir os últimos detalhes da campanha do Dia das Mães.