A ACE (Associação Comercial e Empresarial) de Tatuí já está se preparando para estimular as vendas de final de ano. Neste mês de setembro, a entidade iniciou a distribuição dos convites aos lojistas e busca novas adesões à campanha de Natal, que acontece de 20 de novembro a 24 de dezembro.
O presidente da ACE, Eric Proost, ressalta que a edição deste ano terá uma nova configuração. A ideia é alcançar maior número de lojistas participantes, além de beneficiar mais consumidores que as campanhas anteriores.
De acordo com ele, para alcançar os lojistas, a associação reduziu o valor da adesão. A taxa caiu de R$ 520, do ano anterior, para R$ 440, válida para este ano.
O investimento para participar da ação promocional e oferecer prêmios aos consumidores pode ser dividido em cinco vezes de R$ 88. Também há a possibilidade de o lojista pagar a taxa à vista. Nesta opção, existe o desconto de 5%.
“Nós conseguimos abater um valor para o pagamento à vista, mas é um desconto simbólico, porque é o dinheiro do montante que vale para fazermos toda a campanha. Não pode ser mais do que isso”, estabeleceu o presidente.
Com o valor reduzido, a entidade espera que as adesões dos comerciantes sejam maiores que em 2018. Segundo Proost, no ano passado, cerca de 20% dos associados participaram da campanha.
“Reduzimos o valor neste ano, mas vamos fazer a ação em um novo formato. A distribuição dos prêmios, desta vez, já vai funcionar durante o período da campanha. Vamos usar a mídia social para divulgar, com sorteios diários e ainda oferecer um grande prêmio no final”, revelou Proost.
Segundo Proost, o boleto bancário para o pagamento já foi entregue aos lojistas junto com o convite para a participação na campanha. A adesão acontece, automaticamente, a partir do pagamento da primeira parcela.
“Depois que o associado paga a primeira parcela, entendemos que já está ativada a participação dele na campanha e já começamos a preparar o material de divulgação que será entregue para os participantes”, comentou o presidente.
Cada empresa que aderir à iniciativa receberá um kit de participação. O material contém 1.000 cupons e dois cartazes para serem afixados no estabelecimento. Os impressos indicam que o local está participando da campanha. Também será possível adquirir blocos adicionais de 500 cupons por R$ 50.
O presidente conta que a edição da campanha de Natal deste ano ainda está em fase de formatação, com a definição dos últimos detalhes. Contudo, adianta que o consumidor poderá participar e ganhar prêmios de duas formas diferentes.
A primeira é comprando os presentes ou consumindo serviços nas empresas participantes – em lojas do comércio local ou na região. A segunda, por meio dos concursos culturais que a ACE promoverá nas redes sociais.
Ao todo, serão distribuídos R$ 20 mil entre os dias 20 de novembro e 24 de dezembro. O prêmio principal é de R$ 10 mil e terá ganhador escolhido por sorteio dos cupons adquiridos nas lojas. O restante será dividido em 30 prêmios, no valor de R$ 250 cada, sendo um por dia (exceto aos domingos) pelas redes sociais.
Proost conta que a escolha dos vencedores dos concursos culturais estará vinculada à participação e critérios colocados conforme a campanha solicitar. Os requisitos “ainda serão definidos” e dependerão do número de engajamentos ou da escolha de jurados.
Já os cupons devem ser preenchidos e entregues nas lojas participantes até o dia 24 de dezembro. Os lojistas precisam levar os bilhetes até às 12h na sede da ACE, e o sorteio do prêmio acontecerá no final da tarde na Praça da Matriz.
“Neste ano, também decidimos antecipar a extração. Há muitos anos que vínhamos mantendo a tradição de fazer o sorteio em janeiro, mas conversando com o pessoal de marketing, decidimos que o de Natal tem que ser feito ainda nas vésperas da festa natalina. Então, só não vai participar quem tiver atrasado nas compras”, comenta o presidente da associação.
Proost ainda destaca que a ACE promove diversas campanhas durante o ano. Por meio delas, oferece prêmios como um diferencial dos estabelecimentos conveniados. O objetivo é atrair consumidores e aumentar as vendas.
O presidente ressalta que a campanha de Natal é a única ação na qual a entidade cobra taxa de adesão. Proost explica que, neste caso, o valor arrecadado se reverte em prêmios para os consumidores e ressalta que, para o lojista, o recurso aplicado na ação promocional pode significar um investimento.
“Com os prêmios diários, os consumidores já receberam seus vale-compras e poderão gastar nas lojas associadas ainda dentro do período da ação de Natal, ou seja, o recurso volta ao comércio durante a própria campanha. É uma ação que vai movimentar as vendas e incentivar o consumidor a ir às compras”, concluiu.