Ação recolhe 7.064 embalagens vazias de defensivos agrícolas

311
Trabalho da prefeitura atende a determinação de lei federal (foto: AI Prefeitura)
Publicidade

Na quinta-feira, 1º, na sede da Cooper Tatuí (Cooperativa dos Produtores Rurais de Tatuí e Região), a prefeitura realizou o recolhimento de embalagens vazias de defensivos agrícolas, conhecidos como “agrotóxicos”.

O trabalho ocorreu por meio do Departamento de Fomento à Agricultura, da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, em parceria com o inpEV (Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias), com o Sindicato Rural e Patronal de Tatuí e a Cooper Tatuí.

A ação resultou na devolução de 2.104 embalagens vazias de 1 litro, 2.130 de 5 litros, 1.580 de 20 litros, 198 de 10 litros e 1.052 embalagens vazias flexíveis. Ao todo, 7.064 embalagens vazias de agrotóxicos foram entregues por agricultores locais, para serem destinadas corretamente.

Para o atendimento a eles, uma estrutura foi implantada no barracão da cooperativa. Um caminhão, pertencente ao Departamento de Fomento à Agricultura, foi utilizado para levar as embalagens até os centros de recebimento dos municípios de Itapetininga e Piedade.

O evento é uma modalidade temporária de coleta de embalagens vazias de agrotóxicos, voltado para os agricultores, com o objetivo de auxiliá-los na destinação correta das embalagens, sem provocar danos ao meio ambiente, além de cumprir determinação do Ministério da Agricultura, de acordo com a lei federal 9.974/2000 e o decreto federal 4.074/2002.

Publicidade
Publicidade