Nove pessoas foram autuadas durante operação do programa “Direção Segura”, na noite de sexta-feira, 1º e na madrugada de sábado, 2, em Tatuí. A ação foi do Detran-SP (Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo), com apoio da Polícia Militar.
Conforme levantamento divulgado pela prefeitura, foram fiscalizados 252 veículos durante a blitz, realizada em dois pontos distintos da cidade.
Os motoristas foram autuados por embriaguez ao volante ou por se recusarem a fazer o teste do etilômetro e terão de pagar multa de R$ 2.934,70, além de responderem a processo administrativo para a suspensão do direito de dirigir por 12 meses.
Dois dos condutores autuados também devem responder por crime de trânsito por apresentarem índice a partir de 0,34 miligrama de álcool por litro de sangue.
Se condenados, podem cumprir de seis meses a três anos de prisão. Seis motoristas se recusaram a fazer o teste do bafômetro. Foram vistoriados 184 veículos.
De acordo com o Detran, o programa é uma ação para a prevenção e redução de acidentes e mortes no trânsito causados pelo consumo de álcool combinado a direção.