Ação notifica 5 bares por aglomeração e funcionamento após horário limite

Em caso de reincidência, locais podem ser multados e ter alvarás suspensos

Da redação

Cinco estabelecimentos comerciais foram notificados, na noite de sábado, 13, pelo Departamento de Fiscalização da prefeitura, por descumprimentos das novas medidas de restrição adotadas pela cidade.

De acordo com a assessoria de comunicação da prefeitura, um estabelecimento, localizado na área central, estava funcionando com a presença de mais de 50 pessoas e após o horário permitido, de até às 21h.

Em bairros, segundo a assessoria de comunicação, dois bares funcionavam excedendo o horário limite estabelecido e outros dois, sem alvará, inclusive, um deles, contava com a presença de pessoas sem máscaras de proteção. Em caso de reincidência, os cinco estabelecimentos poderão ser multados e ter os alvarás suspensos.

As fiscalizações estão sendo realizadas pelo Departamento de Fiscalização da prefeitura, com apoio da Vigilância Sanitária e Guarda Civil Municipal.

Os decretos com mais restrições foram expedidos na quarta-feira da semana passada, 2, em prevenção à Covid-19, suspendendo o atendimento presencial em estabelecimentos comerciais considerados não essenciais depois das 21h.

A nova regra segue até a próxima terça-feira, 15, e é uma determinação do Comitê de Prevenção e Enfrentamento da Covid-19, devido ao aumento dos casos positivos na cidade.

Pela nova determinação, ficam suspensos os atendimentos presenciais em toda e qualquer atividade após as 21h em Tatuí, com exceção das indústrias, farmácias e serviços de saúde e emergência, inclusive veterinários.

Após esse horário, restaurantes e lanchonetes poderão funcionar apenas no sistema delivery, até as 24h.

Também estão suspensas as atividades esportivas coletivas e ficará vedada a realização de torneios internos, campeonatos e ou competições internas, inclusive de modalidades esportivas individuais.

O município ainda prorrogou a proibição de aluguéis de chácaras de recreio, sob a pena de multa que varia de acordo com o Código Sanitário Estadual, entre R$ 290,90 e R$ 290.900, nos valores atuais.

Conforme a prefeitura, o Departamento de Fiscalização irá atuar com apoio da Guarda Civil Municipal. Os decretos editados nesta quarta podem ser conferidos nos links: https://bit.ly/3uEP2lS, https://bit.ly/3vN1PUC, https://www2.tatui.sp.gov.br/atos-oficiais e em http://tatui.sp.gov.br/coronavirus.