Academia ‘Judô Pires’ soma 15 medalhas nos Jogos Escolares 2014





Divulgação

Atletas de Tatuí participaram de cerimônia de abertura da competição

 

A terceira etapa dos JEESP (Jogos Escolares do Estado de São Paulo) movimentaram a cidade de Registro, no sábado, 12. Atletas tatuianos que integram a Academia “Judô Pires” compareceram à competição e trouxeram 15 medalhas.

Com apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude, a equipe conquistou três ouros, cinco pratas e sete bronzes. Os judocas receberam orientação dos senseis Bruno Santi, Marcos Pires e Édren Augusto. Conforme os senseis, eles “tiveram um ótimo desempenho”.

Terminaram as lutas no lugar “mais alto do pódio”, os atletas: Thayná Paes Ferreira, Gabriel Cardoso e Felipe Assis Domingues. Também no pódio, mas em segundo lugar, estiveram: Pedro Augusto Santi, Nyccolli Bertolacine Rodrigues, Nathalia de Campos Ferreira, Alex Garcia da Silva e Sandro Alves Filho.

Os demais judocas locais: Agatha Maria Ferreira, Kauê Barbosa Paes, Gian Pyetro Martins, Thomas Alcanha Silva, Glauber Oliveira Gonçalves, João Vitor Cardoso e João Vitor Rodrigues terminaram a etapa da competição em terceiro lugar.

Conforme divulgaram os senseis em nota a O Progresso, as lutas no dia 12 representaram a primeira participação da equipe nos JEESP. Para chegar à disputa, os atletas passaram por “diversos treinamentos (físicos e funcionais)”.

Além de atender projetos sociais e alunos da Prefeitura, a “Judô Pires” oferece treinos a crianças e adultos. A academia fica na rua Prudente de Moraes, 1.330.

O evento em Registro aconteceu no Ginásio “Mário Covas”, integrando calendário já divulgado pelo Estado. A quarta etapa dos Jogos Escolares será realizada no final deste mês, dia 27, em Fernandópolis; a quinta, em Mauá, no dia 10 de maio; a sexta em Brotas, no dia 18 do mesmo mês; e a sétima e última etapa dos jogos em Tupã, no dia 25, também de maio.

Em 2013, os JEESP reuniram quase 400 mil alunos. Para a realização do evento, o governo investiu, aproximadamente, R$ 8 milhões. A competição escolar tem como objetivo promover através da prática esportiva a integração e o intercâmbio entre os alunos das unidades escolares da rede de ensino fundamental e médio em todo Estado.

De acordo com o governo, as disputas “favorecerem a descoberta de novos talentos esportivos”. Desta maneira, os estudantes que se destacam podem ser indicados para os programas “Bolsa Talento Esportivo” e “Centro de Excelência Esportiva”.

As disputas deste ano acontecem nas categorias pré-mirim (para atletas com até 12 anos), mirim (até 14), infantil (até 17 anos) e juvenil (até 18 anos de idade).

Os jogos também possuem modalidades voltadas a alunos com deficiências física, intelectual e/ou visual. As unidades de ensino tiveram até o dia 28 de fevereiro para inscreverem os atletas nas categorias mirim e infantil. Em março, o Estado deu início às inscrições da terceira etapa, da qual Tatuí participou.