Academia Judô na Faixa conquista pela 3ª vez o torneio ‘Kazuo Suga’





Criada em 2013 para homenagear o mestre Kazuo Suga, a copa de judô de mesmo nome movimentou o município no domingo, 5. Na data, a cidade recebeu mais de 800 atletas, vindos de 23 cidades da região. Mas apenas uma parte desse contingente comemorou a tão merecida primeira colocação.

Trata-se da Academia JNF (Judô na Faixa), que tem como responsáveis os senseis Bruno Santi e Lucilia Luz. Ela sagrou-se campeã da competição pela terceira vez. O tricampeonato é a mais nova conquista da academia que, nos últimos 11 torneios amistosos, venceu em oito; obteve títulos de vice-campeã em duas competições; e ocupou terceira colocação em outro evento desportivo.

A trajetória dos judocas da JNF passa por oito disputas no ano passado. Em 2015, a academia obteve em Cesário Lange o vice-campeonato de judô. No mesmo ano, competiu em Piedade, Tatuí, Capão Bonito, Tietê, Guapiara, Paranapanema e Itapetininga. Nessas cidades, conquistou o vice-campeonato, 3o lugar, bicampeonato e cinco títulos de campeão, respectivamente.

Neste ano, a JNF segue em ascensão. Além do tricampeonato em Tatuí, a equipe conquistou, em 2016, o título de bicampeã no torneio de judô de Capão Bonito. Conta, ainda, com títulos nos Jogos Regionais, sendo cinco vezes campeã e duas vice.

O evento em Tatuí teve realização da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude, em parceria com a FPJ (Federação Paulista de Judô). De acordo com a organização, a quarta edição da copa registrou recorde de participantes.

Além de Tatuí, preencheram inscrições atletas das cidades de Cesário Lange, Cerquilho, Tiete, Itapetininga, Angatuba, Pilar do Sul, Itapeva, Itararé, Capão Bonito, Taquarivaí, Boituva, Piedade, Taquarituba, Bom Sucesso, Paranapanema, Guapiara, Avaré, São Paulo, Piracicaba, Sorocaba, Botucatu e Registro.

As lutas aconteceram durante todo o dia em sete categorias. São elas: mirim, infantil, pré-juvenil, juvenil, adulto, máster e absoluto masculino e feminino.