Da redação
O Centro de Treinamento Ariston França concluiu a participação na primeira competição do ano com saldo positivo. Dos cinco lutadores tatuianos inscritos, quatro conquistaram medalhas no “Mundial No Gi”.
A disputa internacional de jiu-jitsu, na modalidade “natural submission fight” (luta de submissão natural, em tradução livre), realizada pela CBJJE (Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu Esportivo), ocorreu no sábado e domingo, 25 e 26, no Ginásio “Mauro Pinheiro”, no Ibirapuera, em São Paulo.
O torneio consiste em quedas e imobilizações. A luta se inicia em pé, como no judô e no “wrestling”, porém, quando os atletas vão ao solo, a disputa continua até acabar o tempo, determinando a vitória por pontos ou até o oponente ser “finalizado” com alguma imobilização ou estrangulamento.
Cerca de mil atletas se inscreveram para competirem no Mundial No Gi, que promove disputas de lutadores de categorias infantil, a partir de 12 anos, até a sênior, acima de 51 anos.
A academia de MMA (artes marciais mistas) representada pelos atletas Ariston França, Jorge Luís de Albuquerque, Luan Ribeiro, Lucas Eduardo Campos dos Santos e Luís Eduardo Tartarini retornou ao município com duas medalhas de prata e duas de bronze.
As pratas foram conquistadas por Ribeiro, na categoria faixa branca pesadíssimo, e por Santos, na faixa marrom pesadíssimo. França e Albuquerque alcançaram o bronze nas categorias faixa preta leve e faixa preta máster pesado, respectivamente. Tartarini competiu na faixa marrom máster pena.
Proprietário da academia tatuiana, França afirmou que ele e os atletas locais iniciam o ano “com o pé direito”. “O saldo foi bastante positivo ainda mais por se tratar de uma competição internacional e de um nível bastante elevado”, frisou o lutador.
Os atletas do Centro de Treinamento Ariston França retornarão ao Ginásio “Mauro Pinheiro” no dia 15 de fevereiro, um sábado. O local será palco do “Campeonato Paulista Gi – No Gi”, a segunda competição da qual participará a academia tatuiana no ano.
“A equipe está apenas começando os trabalhos de 2020. Temos o foco de participarmos de pelo menos 12 eventos neste ano. Caso consigamos patrocínios de empresários de Tatuí e região, teremos condições de participarmos de mais competições”, declarou França.