O projeto “Abrace Tatuí” terá nova frente de ação. A proposta é que o grupo de voluntários promova a revitalização da Praça da Matriz. O espaço centenário terá bancos renovados e ganhará pinturas.
As novidades foram anunciadas pela coordenadora do projeto, Alessandra Vieira de Camargo Teles. A O Progresso, ela antecipou que a primeira atividade de renovação da praça já aconteceu.
Os voluntários do projeto implantaram, no chafariz da praça, uma harpa. O monumento foi instalado por conta da quinta edição da Feira do Doce, realizada no mês passado.
Já em agosto, o “Abrace Tatuí” promoveu a segunda cerimônia de homenagem aos voluntários, no Nebam (Núcleo de Educação Básica Municipal) “Ayrton Senna da Silva”.
O evento aconteceu na noite do dia 7, junto com o anúncio da parceria firmada entre a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação, com o IAS (Instituto Ayrton Senna).
A cerimônia contou com vereadores, professores, a secretária municipal da Educação, Marisa Aparecida Mendes Fiúsa Kodaira, e a prefeita Maria José Vieira de Camargo.
As duas realizaram entrega de certificados, juntamente com a presidente do Fusstat (Fundo Social de Solidariedade de Tatuí), Sônia Maria Ribeiro da Silva, e a coordenadora do projeto.
De acordo com Alessandra, os homenageados promoveram ações de conscientização e trabalhos ligados ao objetivo do “Abrace Tatuí”. No total, 38 crianças que estudam em escolas da rede municipal de ensino receberam os certificados.
“Elas (as crianças) fizeram todo um trabalho com apoio das professoras e que são, basicamente, exposições das ações desenvolvidas pelos voluntários”, contou a coordenadora. Em Tatuí, o projeto visa estimular o “amor à cidade, por meio de ações de cidadania e que promovam a conservação do município”.
Desde janeiro, o projeto contabiliza iniciativas como mutirões de limpeza, ações de conscientização e mobilização de voluntários para a revitalização de espaços. Entre eles, a praça da Igreja Matriz da Paróquia Santa Cruz, no bairro Santa Cruz, e o Parque Ayrton Senna da Silva, na vila Dr. Laurindo.
“Diversas ações estão acontecendo paralelamente dentro do nosso objetivo maior, que é conscientizar as pessoas do respeito à cidade, do amar cada vez mais Tatuí”, declarou Alessandra.
Segundo a coordenadora, a primeira e principal é a que objetiva a limpeza do município. Para tanto, o projeto investe em ações de conscientização, com palestras e distribuição de materiais de orientação, por meio de panfletos e placas. “Temos feito tudo isso para que a cidade fique cada vez mais bonita”, acrescentou.
Em outra frente, o projeto mantém parceira com a Câmara Municipal. O objetivo é promover a revitalização de trecho da avenida Cônego João Clímaco de Camargo (avenida das Mangueiras).
No momento, os voluntários, apoiados pelo Legislativo – que cede recursos –, trabalham na limpeza do chafariz instalado na praça “Olívio Junqueira”, entre a Câmara e a Prefeitura.
Mais recentemente, o grupo começou os preparativos para a revitalização da Praça da Matriz. A ação será realizada em parceria com a iniciativa privada e envolve a troca dos bancos e das lixeiras. Também promove o “Abrace a Santa Casa”, em nova modalidade, conforme antecipado pelo bissemanário.