A música pode ser uma aliada neste tempo de pandemia

100
Cristian Lopes (Foto: Arquivo pessoal)
Cristian Lopes *

Você já parou para perceber os sons ao seu redor? Experimente fazer isso agora! Feche os olhos, inspire e expire com calma, sinta o ambiente onde você está.

Somos rodeados por sons, que muitas vezes não notamos, mas que agem diretamente sobre nossas emoções. E, somente quando silenciamos, podemos prestar atenção ao som de tudo que está acontecendo à nossa volta.

Desde o início da pandemia, estamos sendo bombardeados por muitas informações, vindas das redes sociais, dos meios de comunicação, que provocam um imenso “barulho” dentro de nós. Sem perceber, muitas vezes, somos acometidos por uma inquietação que nos tira a paz e nos deixa angustiados, aflitos.
Mas a música tem o poder de influenciar nossos sentimentos. Principalmente nesses momentos em que precisamos encontrar algum alento, a música pode tanto nos acalmar como nos agitar ainda mais.

Tendo essa consciência, precisamos usá-la ao nosso favor e para o nosso bem, porque age como um remédio para a alma e também para o corpo, pois reflete ou interfere inclusive na nossa fisiologia.

Por exemplo, quando vamos fazer um exercício físico, provavelmente escolhemos uma música agitada para nos ajudar a ter mais ânimo e disposição.

Enquanto as músicas mais tranquilas, com batidas mais calmas, nos favorecem a encontrar quietude e paz interior, nos ajudando a rezar, refletir, meditar ou ter mais atenção para leituras e estudos.

Quando Elias buscou estar a sós com Deus (1Reis 19, 11-12), ele O escutou e encontrou na brisa leve. Da mesma forma, convido você a fazer a experiência de escolher para seus momentos a sós com Deus, uma música que te acalme e inspire sentimentos bons.

Certamente você perceberá como a sua oração acontecerá de forma mais tranquila e natural, assim como seus pensamentos serão mais cheios de esperança e paz. Até mesmo para dormir e ter um sono mais produtivo, a música mais tranquila ajuda a acalmar o nosso interior, como uma cantiga de ninar.

Em meio aos desafios enfrentados neste tempo de pandemia, que a música seja a nossa aliada. Aproveite os benefícios que ela pode trazer para a sua vida!

* Missionário da Comunidade Canção Nova e tecladista.