![poliana-2-H](https://oprogressodetatui.com.br/wp-content/uploads/2025/02/poliana-2-H-696x580.jpg)
Nos últimos anos, o conceito de beleza tem passado por uma transformação significativa. Se antes os procedimentos estéticos eram associados a intervenções cirúrgicas mais invasivas, hoje, os avanços tecnológicos permitem que as pessoas cuidem da aparência de forma progressiva e natural.
Técnicas mais sutis têm ganhado espaço, proporcionando resultados harmônicos sem a necessidade de longos períodos de recuperação.
Segundo a especialista Dra. Poliana Marocolo, essa mudança se deve, principalmente, à inovação no setor de estética facial.
“Nos últimos anos, a estética facial evoluiu com uma variedade de tecnologias, como ultrassom microfocado, luz pulsada e produtos que estimulam a bioestimulação”, explica a cirurgião plástica.
“Não se trata apenas de preenchimento, mas de estimular a produção natural de colágeno, garantindo um resultado muito mais natural”, acrescenta.
Beleza sem tempo de espera
Além dos avanços tecnológicos, fatores como praticidade e a rapidez impulsionam a busca por procedimentos minimamente invasivos. O tempo reduzido de recuperação permite que os pacientes alcancem o resultado desejado sem comprometer a rotina.
“A procura por técnicas menos invasivas cresce por vários motivos: primeiro, pelo efeito natural. Na maioria dos casos o paciente não precisa se afastar do trabalho, não há cicatrizes e não fica com uma aparência artificial”, destaca a especialista.
Essa tendência vai além da correção de sinais do envelhecimento. A prevenção tem sido um dos principais motivos pelos quais cada vez mais pessoas aderem a esses tratamentos em idades mais jovens.
“Hoje, temos a toxina botulínica e os bioestimuladores, que estimulam a produção de colágeno e tem um efeito preventivo. Isso explica por qual motivo muitas pessoas têm buscado esses procedimentos cada vez mais cedo, o que é muito positivo”, observa Dra. Poliana.
O procedimento mais procurado
Entre as diversas opções disponíveis na estética facial, a toxina botulínica segue como uma das preferidas. “Sem dúvida, é imbatível! Atendo pacientes diariamente que procuram esse tratamento, pois ele não exige repouso e permite o retorno imediato à rotina”, afirma a especialista.
Além de suavizar rugas, o botox oferece uma benefícios que vão desde a abertura do olhar até a suavização da expressão, proporcionando um aspecto mais leve e descansado.
“Quando bem aplicado, conseguimos trazer mais suavidade ao rosto, de forma segura e equilibrada”, complementa a cirurgiã plástica.
Personalização acima de tudo
Nos últimos anos, o termo “harmonização facial” se popularizou, mas, segundo Dra. Poliana, o conceito nem sempre é aplicado de forma adequada.
“Evito usar a expressão ‘harmonização facial’, porque ela se tornou associada a resultados padronizados, como se houvesse uma receita única para todos”, explica.
A especialista alerta que cada rosto deve ser analisado de maneira individualizada.
“Aplicar botox nos mesmos pontos ou fazer preenchimentos de forma generalizada vai contra a essência de um tratamento estético bem planejado”, ressalta.
A chave para um resultado satisfatório está na personalização. “Cada paciente precisa de um plano de tratamento único. O que muitos chamam de harmonização facial, na verdade, envolve um conjunto de técnicas como tecnologia avançada, toxina botulínica, preenchedores e bioestimuladores de colágeno – mas sempre de forma personalizada”, reforça a especialista
Os avanços na estética facial mostram que o futuro da beleza está cada vez mais ligado à naturalidade, prevenção e individualização. Métodos minimamente invasivos possibilitam que os pacientes conquistem uma aparência mais jovem e saudável sem abrir mão da rotina.
Seja por meio da toxina botulínica, dos bioestimuladores ou das mais modernas tecnologias de rejuvenescimento, a tendência atual prioriza resultados sutis e personalizados. Afinal, cuidar da beleza nunca foi tão acessível, seguro e eficiente.