Raul Vallerine
Em nossa jornada de vida e trabalho, a busca pelo crescimento muitas vezes nos leva ao conhecimento! (Rafael Carvalho)
Você quer ser feliz? Então você precisa de um propósito de vida. “A felicidade é o sentido e o propósito da vida, o único objetivo e a finalidade da existência humana”. A frase acima é do grande filósofo grego Aristóteles, um dos mais importantes formadores de nossa civilização ocidental.
E ali está resumido todo o esforço das pessoas, dos grupos, das nações. Todos estamos sempre em busca da felicidade.
Nada fazemos sem um propósito de vida. Sempre temos algo em mente, de modo consciente ou inconsciente. Sempre queremos atingir algo, realizar alguma coisa, alcançar algum resultado.
Um propósito de vida é o que direciona toda a nossa trajetória existencial. Ele se fundamenta em nossas crenças e valores. É ele que determina a que horas me levanto da cama, de que forma vou me vestir, o que tenho que fazer neste dia.
Se eu o tenho claro em minha mente, sei o quanto vale a pena fazer o que sinto que devo fazer nesse dia. É ele que me dá motivação para pôr em ação meus talentos, jogar tudo o que sei no que vou fazer, me abrir para aprender um pouco mais de que modo aperfeiçoar que faço e devo fazer.
Ter propósitos não é exclusividade humana. Aliás, isto nós compartilhamos com os outros níveis de seres neste planeta. O passarinho está voando atrás de comida tem um objetivo a subsistência, como também, e a defesa da família do gavião.
Mas, um real propósito de vida somente o ser humano pode ter, isto é, ir em busca de realizar algo que ainda está no futuro.
Um propósito de vida exige mais do que ação e reação instintivas, sendo necessário: Ter consciência da intenção que move o propósito de vida. Ter vontade de alcançar algo. Fazer coleta de dados para saber se o que almeja é possível e viável. Tomar uma decisão, o que envolve também postergar ou abrir mão de alternativas. Fazer um Plano de Ação para alcançar o que se deseja.
É importante saber que por trás de um propósito de vida existe sempre, consciente ou não, uma intenção. A intenção determina o direcionamento do propósito. A intenção está vinculada às crenças e brota do nível de consciência das pessoas.
Mas, se a intenção é de beneficiar a si mesmo do mesmo modo que beneficia as outras pessoas, então ela dará origem a felicidade, com muita harmonia e alegria de viver. Para encontrar seu propósito de vida é importante você se conhecer.
O autoconhecimento é um processo contínuo. Quanto mais eu me conheço, mais vou chegando perto de meu propósito de vida. Mais vou conhecendo minhas intenções profundas geradoras de meu propósito de vida.
E somente então um sentimento de felicidade vai se tornando parte de meu dia a dia, para além de erros, frustrações, fracassos. Porque estarei realizando meu real propósito de vida, pois minha vida terá sentido.
Temos algumas perguntas que podem orientar você a encontrar seu propósito de vida. Mãos à obra: Quais são meus pontos fortes, minhas qualidades? O que eu sei fazer com facilidade, quais são meus talentos? O que eu faço com prazer? O que eu faço e disso sinto orgulho? Qual o legado que eu gostaria de deixar ao mundo?
À medida que vou clareando para mim mesmo minhas intenções, meus propósitos vão se adequando à vida, segundo minha visão de mundo. E somente então um sentimento de felicidade vai se tornando parte de meu dia a dia, para além de erros, frustrações, fracassos.
Porque estarei realizando meu real propósito de vida, pois minha vida terá sentido. Uma intenção clara, condizente com a vida, gera um propósito de vida que promove e proporciona harmonia compartilhada e alegria de viver.