A Chegada do Natal!

RAUL VALLERINE

Sugestões de presentes para o Natal: – Para seu inimigo, perdão. Para um oponente, tolerância. Para um amigo, seu coração. Para um cliente, serviço. Para tudo, caridade. Para toda criança, um exemplo bom. Para você, respeito.

Aproxima-se o Natal! As noites são mais belas, cortejadas por tantas luzes, pelas casas enfeitadas e a chama da esperança que se reacende nos corações fazendo mirar as estrelas nas noites escuras!

Ah! Esperança! Aponta-se um tempo novo nesse ano que vem. Novos planos, projetos, sonhos. Outros já nem querem esperar.

Que ano difícil se passou! Mas surge uma esperança para além de qualquer vacina ou novo emprego: logo nascerá para nós um Salvador, que é Cristo, o Senhor!

Aqui vale a pena refletir sobre a esperança cristã. A humanidade espera hoje uma vacina segura e eficaz. Mas onde de fato está a nossa segurança? O que de fato é eficaz para nos salvar?

Não se trata de esperar que de repente alguém encontre uma solução. Nossa espera é nas Promessas de Deus, que nos ama, é Pai, e quer nos fazer felizes!

Essa é a razão de nossa tristeza: não acreditamos na bondade do Pai, queremos ser felizes à nossa maneira, roubando aquilo que Ele queria nos dar, e buscando essa felicidade justamente onde ela não se encontra!

A chegada de Jesus vem preparar o nosso coração para, na noite que parece não ter fim, encontrar com os reis magos a estrela que nos guia até o Salvador.

Aquela criança que vem, o Filho de Deus que se fez homem para também nos fazer filhos de um Pai que quer nos dar a plenitude da paz e da felicidade! Essa criança vem nos cativar.

Jesus vem nos amar com um coração humano e viver a nossa vida, igual a nós em tudo, exceto no pecado, e por isso mesmo de forma ainda mais intensa, com uma sensibilidade muito mais aguçada!

De modo que nunca poderemos dizer “Deus não sabe o que estou sofrendo”. Ele veio pobre, pequeno, teve fome, sede, amou, viveu o luto, a dor, as alegrias e as tarefas do dia a dia.

Estamos vivendo um tempo muito especial. Tempo de esperança, tempo de vigilância, tempo de expectativa, tempo de alegria, tempo de reflexão, tempo de espera pelo Menino que vai nascer.

Como você e eu estamos vivendo este tempo? É importante pararmos para pensar. O que esperamos neste Natal? Agradecer por estarmos vivos! Agradecer a todas as pessoas que fizeram parte da nossa vida neste ano.

Estamos saindo mais fortes, mais unidos, dando importância a coisas que antes não percebíamos, aprendemos a valorizar a vida, os abraços, as amizades, o trabalho, a união, a humildade, a caridade, a família, os sorrisos tanto tempo escondidos. Percebemos que precisamos do outro para existirmos. Precisamos de Deus!

Muitos de nós talvez estejamos esperando apenas por aquela noite onde a família e os amigos se reúnem, aquela ceia farta, aquele brinde de champagne, o momento do amigo secreto, a troca de presentes etc.

A alegria verdadeira, a alegria plena, está ligada a algo bem maior, a algo mais profundo. A verdadeira alegria não está simplesmente em uma noite de banquete e de festa que passam.

A verdadeira alegria nasce de um encontro pessoal com uma Pessoa, Jesus Cristo, o Filho de Deus, que deseja fazer do seu e do meu coração um lugar para nascer e habitar.

Não queiramos um Natal de coisas e objetos. Talvez até iremos comprar presentes para trocar em celebrações e festas neste fim de ano.

Mas que o maior desejo do nosso coração, seja receber nesse Natal o Filho de Deus, Jesus Cristo, o Emanuel.

Que Maria, a Mãe do Filho de Deus, nos ajude a preparar os nossos corações e faça de nós manjedouras vivas para acolher o Menino que vai nascer, e que é imensamente maior do que qualquer coisa material.

Sim, nascerá, o amor de Deus entre nós! Sim, surgirá e se estivermos com Ele, podemos dizer de coração e de verdade: Que você venha a ter: – Um Feliz e Santo Natal!