
Cláudio Aldecir
AA Portuguesa de Santos, disputando a 2ª divisão em 1954.
Ela havia sido rebaixada junto com o Nacional da capital, no ano anterior. Entre os 15 clubes que disputaram o campeonato de 1953, ela ficou na penúltima colocação junto com o Ypiranga e o Juventus.
Por determinação da Federação foi realizado um torneio em turno único, entre os três clubes para definir o qual seria rebaixado, a Lusa perdeu os dois jogos e acabou na 2ª divisão.
Procópio, Cornélio, Wilson, Zaluar, Nilo e Jair. Afonsinho, Rebolo, Claudio, Canhotinho e Osvaldo.
Zagueiro Wilson Francisco Alves jogou no Vasco da Gama, Santos. Foi um vitorioso treinador chamado de “Capão”, que dirigiu o Grêmio Maringá, Marília, São Bento de Sorocaba, América de São José do Rio Preto, Portuguesa de Desportos, Noroeste, Comercial de MS e outros.
Capão é o nome de um morro na cidade do Rio de Janeiro onde Wilson foi criado, logo que chegou para o juvenil vascaíno ganhou o apelido.
Reminiscências do futebol.
NOTA: As fotos são do arquivo pessoal do autor, que data de 50 anos. Ele, como colecionador e historiador do futebol, mantém um acervo não somente de fotos, mas de figurinhas, álbuns, revistas, recortes e dados importantes e registros inéditos e curiosos do futebol, sem nenhuma relação como os sites que proliferam sobre o assunto na rede de computadores da atualidade