
Da redação
A Guarda Civil Municipal (GCM), entre os dias 17 e 23 de fevereiro, realizou diversas ações de prevenção e fiscalização, com destaque para a identificação e apreensão de três veículos irregulares, graças à Muralha Digital de Tatuí.
Um dos veículos foi apreendido durante abordagem no bairro Jardim Rosa Garcia II. O sistema de monitoramento da Muralha Digital identificou um Corsa sedan prata, suspeito de ser um “carro dublê” de Santo André.
O veículo foi interceptado na rotatória do bairro e, após verificação, constatou-se que o chassi estava remarcado e pertencia a outro carro, furtado. O condutor foi levado ao plantão policial por receptação. Após esclarecimentos, ele acabou liberado e o carro, encaminhado ao pátio da CRTrans.
Em outra apreensão, durante patrulhamento preventivo, a GCM recuperou um Toyota Corolla furtado em Itu. O veículo, detectado pela Muralha Digital como “dublê”, foi abordado na vicinal do bairro Água Branca, próximo à alça de acesso à rodovia Senador Laurindo Dias Minhoto.
Após averiguação, constatou-se adulteração nos sinais identificadores, confirmando o furto. O condutor afirmou ter adquirido o carro há um ano, em uma “feira do rolo” em Sorocaba.
Encaminhado à Delegacia Central, foi registrado boletim de ocorrência por receptação culposa. O motorista acabou liberado e o veículo, apreendido.
Durante mais um patrulhamento, a equipe da GCM identificou uma picape Montana branca suspeita de clonagem. O veículo aparecia em registros de trânsito em outros municípios no mesmo horário.
Após abordagem, nada ilícito foi encontrado, porém, a numeração do motor correspondia a outro veículo do mesmo modelo, sem regularização no Detran e nota fiscal.
O caso foi encaminhado à Delegacia Central, onde foi lavrado o boletim de ocorrência não criminal. O veículo acabou entregue ao condutor como fiel depositário, que é quando guarda e conserva o veículo, com a obrigação de devolvê-lo quando exigido.