
Da reportagem
Um caminhão com o baú contendo a identificação da Lojas Cem foi flagrado na sexta-feira da semana passada, 21 de fevereiro, enquanto fazia um descarte irregular de sofá em Tatuí. O local do flagrante, um terreno, fica próximo a um ecoponto, onde se pode fazer descartes de forma regular.
De acordo com a prefeitura, o Departamento de Meio Ambiente recebeu imagens de moradores denunciando o descarte e a queima de sofás. O Executivo encaminhou uma equipe de fiscalização para realizar vistoria e constatou que o local onde o sofá fora descartado situa-se a aproximadamente 700 metros de um ecoponto.
Ainda segundo a administração municipal, a empresa foi notificada e tem prazo de 20 dias para apresentar recurso. A prefeitura também relata que o município dispõe de quatro ecopontos, além da Central de Resíduos, “distribuídos em diferentes regiões para melhor atender a todos”.
Todos os ecopontos, inclusive a central de resíduos, recebem os materiais: sofás, colchões, madeiras (até um m³), eletrônicos, recicláveis, pneus, pilhas e baterias, lâmpadas, óleo de cozinha usado e resíduos de construção civil (até um m³).
Os endereços dos ecopontos podem ser encontrados no link: https://www2.tatui.sp.gov.br/servicos/ecopontos/.
Em nota enviada ao jornal O Progresso de Tatuí, a Lojas Cem sustenta que não possui caminhões, “e sim prestadores de serviços terceirizados que executam serviço de entrega sem qualquer vínculo empregatício”.
De acordo com a loja, “imediatamente foi iniciada uma apuração para identificar as circunstâncias do incidente e implementadas medidas instrutivas que impeçam tais atitudes por parte de quaisquer prestadores de serviços”.
Nota da Lojas Cem
“Recebemos a notícia de que um motorista de caminhão despejou e possivelmente incendiou lixo em um terreno na cidade de Tatuí – SP.
A esse respeito temos o seguinte a esclarecer: A Lojas Cem não possui caminhões, e sim prestadores de serviços terceirizados, que executam serviço de entrega sem qualquer vínculo empregatício.
Tal condição não nos responsabiliza pelas escolhas e conduta desses profissionais. O que consta nas imagens e que é perceptível, é um caminhão com logotipo da Lojas Cem, que figura apenas a veiculação de propaganda nos veículos pertencentes aos transportadores terceiros.
Imediatamente iniciamos uma apuração para identificar as circunstâncias do incidente e implementamos medidas instrutivas que impeçam tais atitudes por parte de quaisquer prestadores de serviços, a fim de conscientizar a respeito da necessidade de prezar pelos valores inegociáveis da preservação do equilíbrio ambiental.
Tal conduta, que em completo desacordo com a filosofia, princípios e compromisso da Lojas Cem, é contrária à busca incessante por implementar tecnologias que mantenham a inovação em práticas sustentáveis e minimizem os impactos de suas atividades no meio ambiente, visando a preservação da natureza e o bem-estar da sociedade.
A Lojas Cem reforça sua prioridade em cuidar do meio ambiente ao se tornar uma das maiores usinas solares de painéis fotovoltaicos, gerando energia elétrica para 100% de suas lojas e centro administrativo e de distribuição.
Em processo constante de pesquisa e implantação de melhorias, ao invés de aparelhos de ar-condicionado, utiliza resfriadores evaporativos para climatizar as lojas minimizando os impactos ao meio ambiente. Tais atitudes representam uma redução anual de mais de 720 toneladas de CO² emitidos na atmosfera.
Agradecemos a compreensão e o apoio de todos, e mantemos nossa conduta de transparência, busca contínua por melhorias e compromisso com a sociedade, que tão calorosamente nos acolhe em cada uma das 262 cidades onde as Lojas Cem se faz presente”.