Lutador tatuiano Luan Ribeiro vence o ADCC de jiu-jítsu na capital

O tatuiano Luan Ribeiro no momento da conquista (Foto: CT Ariston França)
Da redação

No sábado da semana passada, 15, o lutador tatuiano Luan Ribeiro, aluno no Centro de Treinamento Ariston França, conquistou o título de campeão da categoria adulto até cem quilos no ADCC Open, uma das principais competições de jiu-jítsu sem quimono (No-Gi) do mundo. O evento aconteceu no ginásio do Morumbi, em São Paulo, e reuniu diversos competidores.

Ribeiro venceu três lutas consecutivas. Na primeira, finalizou o adversário em apenas dois minutos, com uma “chave de calcanhar”. Na segunda, sofreu uma raspagem, mas conseguiu se recuperar e finalizou com um “mata-leão”, também em dois minutos.

“A final foi a mais desafiadora”, segundo ele, durando seis minutos de combate “intenso”, marcado por “trocas de golpes e provocações”. Nos últimos 20 segundos, Ribeiro conseguiu pegar as costas do adversário e garantir a vitória.

De acordo com o Centro de Treinamento Ariston França, a preparação para a competição foi bem estruturada, permitindo que Ribeiro focasse em sua estratégia com o apoio da equipe.

Embora costume competir na categoria até 91 quilos, optou por lutar até os cem nesse evento. “É uma conquista muito importante”, relata, “pois o ADCC Open é uma competição de nível mundial”. “Essa vitória não só fortalece minha trajetória como atleta, mas também traz visibilidade para a equipe”, declarou Ribeiro.

Agora, o foco está nos próximos desafios. Alguns atletas do CT Ariston França disputarão a Copa Jiu-Jítsu em Sorocaba, enquanto Ribeiro se prepara para o próximo ADCC, que deve ocorrer em Balneário Camboriú (SC).

Para a equipe, “o sucesso dos atletas reafirma o compromisso com a excelência no esporte”. “Estamos cada vez mais presentes em competições nacionais e internacionais, e isso nos enche de orgulho. Vemos que estamos no caminho certo para transformar vidas por meio do esporte”, afirmou a direção do CT.

O ADCC (Abu Dhabi Combat Club) Open é uma das principais competições de luta livre do mundo, com edição no Brasil sob a organização de Renato Santos, CEO da Braus e diretor do ADCC Brasil, e Ronaldo Aoqui, CEO da BJJFlix. A dupla já esteve à frente da edição de 2022, realizada em Las Vegas, considerada a maior da história do torneio.

No evento anterior, Santos e Aoqui foram responsáveis pelo marketing e produção de materiais como roupas oficiais, livro do campeonato, jogos de cartas e a estrutura da exposição.

Para a edição brasileira, eles propuseram entregar uma “experiência à altura”. “Os fãs terão ainda mais chances de acompanhar os embates entre os atletas”, afirmou Santos.

O ADCC é considerado a maior organização mundial de “grappling”, modalidade que envolve técnicas de controle e finalização sem golpes traumáticos. Criado nos Emirados Árabes, o torneio busca reunir os melhores lutadores de jiu-jítsu, “wrestling” e outras artes marciais, sendo reconhecido como a competição mais prestigiada da modalidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui