Conservatório de Tatuí sedia oficina, e musical da Cia. dos Náufragos

Atividades têm entrada franca e começam a partir das 9h deste domingo

Cia. em encenação de espetáculo “Destroca” (Foto: Divulgação / Noelly Castro)
Da redação

Neste domingo, 2, o Conservatório de Tatuí recebe três eventos da Cia. dos Náufragos, de Campinas. A partir das 9h, o espaço está aberto para uma oficina formativa, o musical “Destroca” e atividades recreativas, todas com entrada gratuita, em ações que contam com recursos da Lei Paulo Gustavo, do governo federal.

A programação começa com a oficina “A Arte do Motion Design na Produção Teatral”, que ocorrerá das 9h às 12h, no Salão “Villa-Lobos”. A atividade aborda os princípios básicos da animação, sua história e as intersecções entre a cena teatral e a animação, incluindo técnicas como projeção, “video mapping” (que consiste em projetar imagens ou vídeos em superfícies, criando efeitos visuais) e teatro de sombras.

A oficina, que tem vagas limitadas a 30 pessoas, é indicada para artistas e interessados em design gráfico e animação, com classificação etária a partir de 16 anos.

Após a oficina, às 14h, no Teatro “Procópio Ferreira”, é apresentada a primeira sessão do musical “Destroca”, com audiodescrição. Às 16h, ocorre a segunda sessão, com acessibilidade em Libras. O espetáculo, dirigido pelo ator, diretor e professor de teatro Moacir Ferraz, é uma livre adaptação da obra “Troquei Meu Pai por Dois Peixinhos Dourados”, do escritor britânico Neil Gaiman (autor de “Coraline”, “Good Omens” e “Sandman”, entre outras obras).

A trama narra a aventura de dois irmãos que, após trocarem o pai por um iguana, partem em uma jornada para recuperá-lo antes da hora do jantar. O humor é o elemento central da peça, “que busca entreter crianças e adultos com diálogos ágeis e situações engraçadas”.

A montagem também explora referências da cultura pop, como jogos, histórias em quadrinhos e desenhos animados, com projeções de animações que interagem com os atores em cena.

“Todo o texto realizado é original, construído a partir de diversos mecanismos de improvisação dentro da sala de trabalho, resultando em uma dramaturgia que aponta para uma dinâmica ágil, com diálogos curtos e tiradas bem-humoradas, que tentam despertar o fluxo criativo e fantástico da imaginação infantil”, declara o ator Miguel Damha.

O elenco, formado por Miguel Damha, Esteban Alvares, Gisele Nunes, Graziele Garbuio e Renan Villela, reveza-se na interpretação de diferentes personagens, na execução da trilha sonora ao vivo e no controle das projeções. O espetáculo tem duração de 60 minutos e classificação livre.

Após as sessões do musical, o público poderá participar de uma recreação com brincadeiras populares, como pular corda e confecção de brinquedos de papel. A atividade, que dura 40 minutos, “busca reforçar a importância da interação entre pais e filhos, tema central de ‘Destroca’”.

Sobre a companhia

Fundada em 2014, em Campinas, a Cia. dos Náufragos surgiu com a iniciativa dos atores-músicos Cristiane Taguchi, Miguel Damha, Renan Villela e Esteban Alvarez, todos graduados em artes cênicas pela Unicamp.

Desde então, o grupo se dedica a uma pesquisa artística voltada para o teatro narrativo e o uso da música como elemento essencial da dramaturgia.

Entre as produções da companhia, estão o espetáculo de rua “A Ilha Desconhecida”, inspirado na obra do escritor e Nobel de Literatura José Saramago; a peça de máscaras “Contos para Enganar a Morte”, baseada no livro de Ricardo Azevedo; o musical infantil “Destroca”; e “Maria da Luz”, espetáculo infantil de máscaras inspirado na obra de Rafael Curci.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui