Selo ouro para a Educação de Tatuí é destaque entre méritos de 2024

Reconhecimento aconteceu pelo programa federal “Criança Alfabetizada”

Centro de Educação e Atendimento ao Autista é um dos destaques (Foto: AI Prefeitura)
Da redação

O recebimento do selo ouro do programa “Criança Alfabetizada”, do governo federal, foi apontado como o principal destaque da Educação de Tatuí em 2024.

Com 100% da pontuação exigida, a prefeitura divulgou que a Secretaria Municipal de Educação ganhou a distinção “reafirmando o compromisso com uma educação de qualidade desde os primeiros anos escolares, tendo o seu trabalho reconhecido e celebrando os avanços alcançados”.

Segundo informado pela assessoria de comunicação do Executivo, a pasta “alcançou avanços notáveis no ano de 2024, consolidando conquistas fundamentais que fortaleceram o compromisso com a qualidade do ensino, a inclusão e o desenvolvimento de todos os alunos”.

Entre as atividades da educação infantil e do núcleo pedagógico do ensino fundamental anos iniciais e anos finais, destaca-se a inauguração do CMEEA (Centro Municipal de Educação e Atendimento ao Autista) “Maria Lígia Miranda Cortese”).

Também foram lembrados a inauguração de uma nova escola municipal de educação infantil (Emei), cursos de capacitação para professores e projetos de incentivo ao desenvolvimento dos alunos.

De acordo com o divulgado, o CMEAA “é dedicado à inclusão, ao aprendizado e ao desenvolvimento”, com o espaço tendo capacidade para atender até 250 autistas com idade a partir dos dois anos, que estejam regularmente matriculados na rede municipal de educação.

“O local é resultado de um esforço conjunto entre a prefeitura e o Ministério Público Estadual, com investimento total de R$ 1,4 milhão, contando com vários espaços planejados com acessibilidade, permitindo que os alunos possam desenvolver suas aprendizagens e descobrir suas habilidades de acordo com as diversas atividades sensoriais presentes”, aponta a assessoria.

Entre as ações da educação infantil, está o curso “Rotinas na Educação Infantil — Bebês e Maternal”, “oferecendo uma base teórica sólida, estudos de casos, amostras de práticas e reflexões para os professores ingressantes na educação infantil da rede municipal”.

Também está o curso de leitura e escrita, um aprendizado de formação continuada para professores de pré-escolas que têm o objetivo de capacitar esses profissionais para que desenvolvam qualidade e práticas educativas que favoreçam o contato das crianças com as linguagens oral e escrita.

A inauguração da Emei no bairro Nova Tatuí, a “Professora Leila Salum Menezes da Silva”, no dia 15 de maio de 2024, também foi lembrada. A iniciativa da prefeitura aconteceu em conjunto com o governo do estado, por meio do programa Creche Escola.

Com investimento de R$ 3,6 milhões, a unidade escolar está situada em uma área total de 3.745,10 m², sendo 813,78 m² de construção, ficando com uma área livre de 78,3% para que as crianças tenham espaços externos para brincadeiras e atividades.

Continuando os destaques relatados pelo Executivo, a educação infantil municipal realizou a “Semana do Brincar”, com a temática “Vem para a roda – No ritmo do brincar”.

“O objetivo foi envolver crianças, familiares e educadores em diversas brincadeiras, com o intuito de sensibilizar sobre o direito de brincar”, divulkga o setor de comunicação.

Essa ação apresentou, para as crianças, diversas propostas de brincadeiras conforme a faixa etária, “fazendo uma conexão da escola com a família”.

O Executivo também cita as obras de ampliação e reforma da Emei do Jardim Santa Rita de Cássia, que irão “reconfigurar” a estrutura física da Emei “Laurindo Badanais”, “tornando mais adequado e seguro o fluxo de alunos e oferecendo melhores acomodações e condições de trabalho”.

Outra ação informada foi a Semana da Família na Escola, da educação infantil, pensando em “promover nas unidades escolares momentos afetivos e agradáveis entre as crianças e seus familiares”, realizado no mês de setembro.

“Trazendo a vivência de brincadeiras que seus familiares brincavam na infância, as crianças puderam se divertir e mostrar como a escola é um lugar de aprendizado, mas com muita diversão”, completa.

Finalizando as ações para a educação infantil, o Executivo lembra o seminário de leitura e escrita, com foco no tema “Potencializando experiências de leitura e escrita na Educação Infantil”, como encerramento do curso Leitura e Escrita na Educação Infantil (Leei).

“O evento, que aconteceu no mês de dezembro, no auditório da Fatec Tatuí, reuniu educadores para compartilhar experiências e práticas desenvolvidas em sala de aula”, informa a assessoria.

Nas ações do núcleo pedagógico do ensino fundamental anos iniciais, é apontada a formação continuada, na qual foram realizadas cerca de 220 horas de formações específicas para professores alfabetizadores (1º e 2º anos), em parceria com o governo do estado, no programa “Alfabetiza Juntos São Paulo”.

Além disso, são citadas as formações em parceria com o Sesi e as editoras Aprender e Moderna. Para os gestores escolares, foram feitas formações por meio do núcleo de formação pedagógica.

O Projeto Guri, desenvolvido na escola “Senna em Ação”, idealizado pelo governo do estado, levou para a comunidade a oportunidade de vivenciar experiências por meio de práticas musicais e de iniciação musical para crianças a partir dos quatro anos de idade.

Já o projeto Cantinho da Leitura, que envolve todas as escolas de ensino fundamental anos iniciais, foram criados, com verba do programa “Compromisso Nacional Criança Alfabetizada”, “os cantinhos de leitura em cada sala de aula, com estantes de livros, almofadas e tapetes para deixar um ambiente agradável e propício para a leitura”.

Outro programa destacado pela comunicação foi o Futuro Cientista, iniciativa que visa “acolher cientificamente o estudante com perfil e potencial para empreender e se tornar cientista, investindo na formação básica desse aluno, preparando-o para superar as dificuldades e alcançar objetivos”.

As ações de conscientização e combate ao mosquito da dengue também foram lembradas. Elas tiveram o intuito de conscientizar sobre a importância do envolvimento de todos no combate à proliferação do mosquito Aedes aegypti no município, com várias ações sendo em escolas e bairros.

O programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos também foi indicado pela assessoria. Ele tem como objetivo despertar a “cultura empreendedora” em alunos do ensino fundamental um e capacitar professores para ensinar empreendedorismo de forma prática.

Já o projeto Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), adotado em várias cidades brasileiras, é desenvolvido mediante ação conjunta entre a Polícia Militar, as escolas e as famílias, auxiliando a reconhecer “as pressões e as influências” que contribuem para o uso de drogas e a prática da violência.

Outro projeto apontado pelo setor é o “Seja um aluno nota 10”, que visa abordar o bullying e promover, no ambiente escolar, um melhor aprendizado e uma boa vivência entre alunos, pais e professores.

Também está citada a Semana Pedagógica, realizada entre os dias 5 e 9 de fevereiro, em que foram realizados encontros formativos para as equipes gestoras e professores do ensino fundamental, “buscando trazer novas práticas e ferramentas para contribuir com o processo de aprendizagem significativa”.

As ações de educação ambiental em comemoração ao Dia Mundial da Água, celebrado em 22 de março, quando foi organizada uma série de atividades sobre educação ambiental, também foram lembradas.

Outra menção é ao 22º Concurso “Paulo Setúbal – Literatura e Artes Visuais”, o qual foi inteiramente destinado aos alunos da rede municipal de educação. Na ocasião, foi trabalhado o tema “A Vila”, poesia que pertence à obra “Alma Cabocla”, de Paulo Setúbal.

Também citado é o evento com o objetivo de conscientizar a sociedade sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), “ajudando a derrubar preconceitos e levando informações para todos, para que o mundo seja mais igualitário e inclusivo”.

Entre os meses de abril e setembro, foi elaborado o plano de gestão pedagógica, “que é fundamental para garantir que o processo educacional seja eficiente, organizado, assertivo e voltado para o sucesso dos alunos da rede municipal de ensino”.

Ainda ocorreu uma competição de lançamento de foguetes nas escolas municipais, associada à prova da Mostra Brasileira de Foguetes 2024. No mês de março, os estudantes foram incentivados a “mergulhar no mundo da ciência de forma prática e entusiasta”, tendo que aplicar os conhecimentos de física, matemática e engenharia na construção e no lançamento dos seus próprios foguetes.

O Jogos Escolares, realizado em setembro, também foi citado, o qual busca “valorizar o esporte como ferramenta de inclusão e de promoção do bem-estar dos estudantes, além do seu caráter competitivo”.

Já a Feira do Livro, evento de estímulo à leitura, “proporciona às crianças momentos mágicos, por meio de contações de histórias, e muita diversão com o projeto ‘Brincar’”.

O setor de comunicação da prefeitura também lembrou as medalhas “Professor Paulinho Ribeiro” e “Prefeita Maria José”, criadas por leis municipais.

Essa premiação anual aconteceu no mês de dezembro e reconheceu os alunos com melhor desempenho estudantil, comportamento e frequência, dos quintos anos das unidades escolares do fundamental um e dos nonos anos das unidades escolares do fundamental dois do município.

O seminário de práticas de “(multi) letramentos” e alfabetização foi outra ação indicada. Ele tem o objetivo de valorizar e incentivar o papel do professor no processo de ensino aprendizagem dos estudantes; de compartilhar experiências de alfabetização entre os professores da rede municipal; e de focalizar a importância da alfabetização na perspectiva sócio-histórico-cultural.

Nos destaques do núcleo pedagógico do ensino fundamental anos finais, foi citada a primeira reunião pedagógica de alinhamento quanto às propostas pedagógicas que deveriam ser trabalhadas pela rede municipal de ensino durante o ano letivo de 2024.

O Executivo também fez menção à apresentação do núcleo pedagógico e acolhimento dos professores, pela qual, de 5 a 9 de fevereiro, ocorreu “um momento de acolhimento” dos professores antes do início do ano letivo, com apresentação das funções e do grupo que compõe o órgão.

Outra ação evidenciada é a atividade pedagógica cultural, “a qual tem como principal objetivo formar conhecimento e incentivar os educadores a levarem os estudantes a descobrirem novos ambientes que promovam a formação integral deles”.

Alguns dos locais visitados, no período de 6 a 8 de fevereiro, foram: Museu Catavento, Museu do Ipiranga, Pinacoteca e Museu da Língua Portuguesa.

O alinhamento quanto ao material “Aprova Brasil – Língua Portuguesa e Matemática” e as estratégias pedagógicas que deverão ser trabalhadas no primeiro bimestre também foram mencionados.

O Aprova Brasil é um projeto de intervenção direcionada ao trabalho de ampliação e construção das competências leitora e matemática dos estudantes – o qual também integra a relação de ações de 2024.

Outra menção é a formação com atividades teóricas e práticas sobre o Rugby e a formação de língua inglesa, de forma online, e com a temática “Como adaptar as atividades do material ‘Hands On’ para alunos com espectro autista”.

“Hands on” é uma expressão em inglês que significa “mãos na massa”, ou “mãos à obra”, e guia uma metodologia ativa que visa tornar o aprendizado mais prático e dinâmico, estimulando a participação dos estudantes.

Uma reunião pedagógica com coordenadores também foi lembrada. Ela teve o objetivo de organizar o planejamento anual letivo, com decisões e estudos, além de um curso de teatro para educadores com quatro encontros que fazem parte do balanço.

O curso teve o intuito de organizar o planejamento anual letivo com “decisões assertivas e estudadas, além de desenvolver atividades estético-pedagógicas a partir da linguagem teatral, tendo em vista o aprimoramento da formação docente”.

Também foi evidenciado o alinhamento quanto à competição de lançamento de foguetes entre as escolas municipais com objetivo de estimular a participação na Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA) e na Mostra Brasileira de Foguetes (Mobfog).

A primeira reunião de coordenadores de oficinas pedagógicas em um encontro para alinhá-las, e o papel do coordenador de acordo com suas atribuições, além de uma reunião formativa de coordenadores pedagógicos com o alinhamento quanto ao material didático utilizado na rede municipal de educação, também são citadas.

A formação de professores de história e geografia em uma capacitação que visa construir com um trabalho coletivo voltado para as questões étnico-raciais da rede municipal de ensino e a reunião de alinhamento de psicólogos e assistente social, com o objetivo de apresentar às equipes psicossociais o trabalho realizado pelo núcleo pedagógico, bem como fazer alinhamentos entre as parcerias, foram evidenciados pela prefeitura.

O setor de comunicação também abordou o alinhamento e a orientação sobre o questionário socioeconômico com gestores escolares do fundamental um e dois, que visava garantir a equidade e a eficácia dos processos educacionais.

O encontro teve como finalidade orientar sobre como se dará a aplicação do questionário, bem como sua importância, pois os dados coletados trazem informações para planejar e implementar ações que visem melhorar a qualidade da educação e ampliar o acesso ao ensino para todos os segmentos da população.

Outra menção é a reunião de gestores sobre o grêmio estudantil, “o qual proporcionou um alinhamento, orientação e apresentação sobre a importância e a estrutura dos grêmios estudantis nas unidades escolares”.

Finalizando os destaques, está a Justiça Restaurativa com a gestão escolar (anos finais), em um “círculo de autocuidado”. Em 2023, o Ministério da Educação (MEC) e o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) assinaram um acordo de cooperação técnica para implementar a Justiça Restaurativa nas escolas brasileiras.

O projeto “Círculo de Autocuidado” estimula a sensibilização para implementação de práticas restaurativas nas escolas de ensino fundamental anos finais.

Conforme a assessoria de comunicação, “as iniciativas da Secretaria da Educação refletem o compromisso da prefeitura em garantir ensino de qualidade, inclusão e oportunidades para todos os estudantes”.

“Em 2024, importantes avanços impulsionaram o desenvolvimento educacional, fortalecendo políticas públicas, ampliando o acesso ao conhecimento e preparando o terreno para novos projetos que seguirão transformando a educação em 2025”, acentua a assessoria.

“Educação é a base do futuro que queremos construir. Trabalhamos incansavelmente para oferecer um ensino de qualidade, investir na capacitação de nossos professores e garantir que cada criança e jovem tenha acesso a oportunidades que transformem suas vidas”, afirmou o prefeito Miguel Lopes Cardoso Júnior, junto ao material direcionado à imprensa pelo setor de comunicação.

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