Da redação
No início deste ano, a prefeitura vem fazendo uma série de divulgações sobre as ações de suas secretarias, entre elas, a de Segurança Pública e Mobilidade Urbana de Tatuí.
Essa área, conforme a assessoria de comunicação do Executivo, “obteve avanços significativos, consolidando conquistas importantes que reforçaram o compromisso com a proteção, à ordem e o bem-estar de todos os cidadãos”.
Entre os destaques, estão o início do programa Muralha Paulista, a inauguração do estande de tiro da Guarda Civil Municipal (GCM), a instalação de câmeras de monitoramento em diversos pontos da cidade, a renovação da frota da GCM e a aquisição de novos equipamentos para os guardas.
A Muralha Paulista, de forma integrada em todo o estado de São Paulo, consiste em um software comumente conhecido como “sistema inteligente” de leitura de placas para a verificação de veículos roubados ou furtados, bem como a identificação de situações e fatos de interesse policial, auxiliando na identidade de criminosos e inibindo possíveis crimes de furto e roubo.
Tatuí possui 47 câmeras nesse sistema, sendo 42 instaladas em todas as entradas da cidade e em pontos estratégicos, tendo desde a instalação do programa, em agosto de 2024, até o último dia do ano, recuperado dez veículos furtados.
As 42 câmeras de monitoramento são integradas nas bases de dados da Muralha Paulista, do sistema federal Córtex, da Polícia Rodoviária Federal e em um software de inteligência artificial.
“É a prefeitura, por meio da Secretaria de Segurança Pública e Mobilidade Urbana, investindo na aquisição de novos equipamentos tecnológicos de segurança, como parte de seu Plano Municipal de Segurança”, divulgou a assessoria de comunicação do Executivo.
Já o estande de tiro da Guarda Civil Municipal, “GCM Douglas de Oliveira Paulino”, foi inaugurado no dia 16 de maio de 2024, próximo ao bairro Inocoop, sendo utilizado para ampliar a qualificação e aprimorar o trabalho dos agentes da corporação.
Ainda citando a GCM, o Executivo aponta um veículo furgão que foi transformado e equipado com câmeras e monitores para ser utilizado como base operacional de monitoramento da Guarda Civil Municipal. Integrada com o programa Muralha Paulista, a base é usada em eventos na cidade, bem como em situações rotineiras.
A frota da GCM recebeu uma pick-up nova para utilizar na Romu (Ronda Ostensiva Municipal) em patrulhamentos de áreas urbanas e rurais, no transporte de equipamentos e materiais e em operações específicas de atendimento à população.
De acordo com o Executivo, também teve início o monitoramento do trânsito municipal, no Centro Operacional de Despacho (COD) da Guarda Civil Municipal.
No COD, qualquer situação irregular ou de anormalidade é imediatamente detectada por agentes municipais de trânsito e GCMs, e providências são tomadas.
Ainda citando a Guarda Civil Municipal, uma nova viatura foi conquistada para o transporte de cães e equipamentos do Canil, além de servir, também, como base operacional no patrulhamento da cidade.
Finalizando a citação à GCM, foram adquiridos 42 coletes balísticos e 80 pistolas calibre ponto 40 para. Os equipamentos são utilizados nas patrulhas e ações de apoio que a GCM realiza junto às polícias Civil e Militar.
“Equipar a Guarda Civil Municipal é uma das prioridades da administração municipal na área de segurança pública”, assegurou a assessoria de comunicação da prefeitura.
Por meio do convênio “Respeito à Vida”, firmado com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-SP), foram instaladas, em diversos pontos da cidade, 14 “lombadas eletrônicas educativas”, que são compatíveis com a tecnologia já existente da Muralha Paulista.
A finalidade das lombadas educativas é a redução de velocidade dos veículos para proporcionar a segurança dos usuários, além de melhorar as condições do tráfego de veículos e pedestres, bem como reduzir o índice de acidentes no município.
Também foi citada, pela prefeitura, a aquisição de dois novos veículos para o Corpo de Bombeiros. “As novas viaturas proporcionam melhores condições de trabalho aos agentes, além da melhora no tempo de atendimento à população de toda a região de Tatuí”, garante a prefeitura.
A Defesa Civil Municipal também recebeu novos equipamentos, tendo sido adquirido 1 kit de incêndio de 600 litros de água para combate ao fogo em vegetação; 3 geradores de energia; 3 motosserras; 6 torres, tipo cavaletes, de iluminação led; 3 tendas; 1 balsa inflável; 5 soprovarredores; 12 rádios comunicadores; e 12 capacetes de salvamento.
Outro destaque apontado pela prefeitura foi o fato de Tatuí ser considerada a terceira cidade do Brasil mais segura para se viver, em um ranking do MySide que leva em conta as taxas de óbitos violentos a cada cem mil habitantes, o qual foi divulgada pelo Anuário 2024 Cidades Mais Seguras do Brasil©.
Segundo a assessoria de comunicação, “as iniciativas da Secretaria de Segurança Pública demonstram o compromisso da prefeitura em garantir a proteção, a ordem pública e a tranquilidade de todos os cidadãos”.
“Em 2024, significativos avanços fortaleceram as políticas de segurança, ampliando a atuação preventiva e repressiva e pavimentando o caminho para novos projetos, que continuarão sendo aprimorados em 2025”, acentua a prefeitura.
“Segurança pública é uma prioridade absoluta da nossa gestão. Através da Secretaria de Segurança Pública e Mobilidade Urbana, temos investido em tecnologia, capacitação das nossas forças de segurança e em políticas de prevenção à violência”, declarou o prefeito Miguel Lopes Cardoso Júnior, em nota à imprensa.