Exposição em ‘360º’ traz obras se Billy Wilder para a região

Secretária Marília Marton comparece em abertura de mostra, que representa estreia de formato imersivo fora da capital paulista

Marília Marton durante discurso de abertura (Foto: Secretaria de Cultura de Boituva)
Da redação

Nesta segunda-feira, 20, foi inaugurada a exposição “MIS Experience 360° – O Cinema de Billy Wilder” na Estação Cultura “Antônio Alves Barbosa”, na cidade vizinha de Boituva. A mostra permanece disponível gratuitamente ao público até 21 de fevereiro.

A exposição utiliza tecnologia de realidade virtual para oferecer ao público a possibilidade de explorar cenários de filmes populares do cineasta, como “Crepúsculo dos Deuses” e “Quanto Mais Quente Melhor”, além de interagir com referências do cinema mundial.

A mostra marca a estreia do formato imersivo em 360º fora da capital paulista, em uma parceria entre a prefeitura de Boituva e o governo do estado de São Paulo.

O evento contou com a presença do prefeito da cidade, Edson Marcusso, e o vice-prefeito, Joelmir Pereira Camargo (Uca), como também Marília Marton, dirigente da Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas, do estado, e André Sturm, diretor-geral do Museu da Imagem e do Som (MIS).

Durante a cerimônia, Marília e Sturm ressaltaram a importância do projeto para ampliar o acesso à cultura e divulgar a obra do cineasta Billy Wilder.

O secretário da Cultura de Boituva, Marcos Caldeira, comentou que o evento de estreia foi “um verdadeiro sucesso”. “Foi emocionante ver a comunidade boituvense e os visitantes tão engajados com essa experiência inédita, o que demonstra o quanto a cultura pode mobilizar e inspirar”, acrescentou.

A exposição em Boituva é, para Caldeira, uma “conquista fruto de uma parceria sólida entre a Secretaria de Cultura de Boituva e o Museu da Imagem e do Som (MIS)”. Ele acredita que houve reconhecimento quanto ao “trabalho e o comprometimento da nossa cidade por iniciativas culturais”.

“Boituva foi escolhida dentre 120 municípios do estado de São Paulo devido ao destaque alcançado nos projetos culturais desenvolvidos ao longo de 2024, especialmente em programas de formação e difusão cultural”, apontou.

Segundo Caldeira, o público tem apreciado a exposição. “A reação tem sido extremamente positiva”, revelou. “Muitos visitantes ficaram impressionados com a tecnologia e a riqueza dos detalhes apresentados na exposição.”

Quanto ao contato do público com as obras por meio da mostra, Caldeira revelou: “É gratificante ouvir comentários de pessoas que se sentiram conectadas ao universo do cinema de Billy Wilder, mesmo que nunca tivessem tido contato com sua obra antes”. O cineasta faleceu em 2002.

Tecnologia

Exposições com tecnologia 360º são experiências imersivas que utilizam projeções em todas as direções, permitindo ao visitante “ser envolvido completamente por imagens e sons”.

Essa tecnologia objetiva criar uma sensação de estar “dentro” da obra ou do ambiente apresentado, combinando arte, ciência e tecnologia para oferecer uma nova forma de interação com o conteúdo.

Esses espaços geralmente utilizam telas panorâmicas, óculos de realidade virtual ou projetores mapeados para criar a experiência. A exposição em Boituva utiliza óculos virtuais para proporcionar a imersão.

Billy Wilder

Billy Wilder (1906-2002) foi um cineasta e roteirista nascido na Polônia, em uma família judaica austro-húngara. Antes de trabalhar no cinema, atuou como jornalista em Viena e Berlim.

Em 1933, em razão da ascensão do nazismo, emigrou para os Estados Unidos, onde consolidou a carreira em Hollywood. Wilder começou como roteirista, coescrevendo filmes na década de 1930, e, nos anos 1940, passou a dirigir, com destaque para obras como “Pacto de Sangue” (1944), que contribuiu para o estabelecimento do cinema noir como gênero popular na época.

Entre suas obras mais conhecidas, estão “Crepúsculo dos Deuses” (1950), que aborda os bastidores da indústria cinematográfica, e “Quanto Mais Quente Melhor” (1959), uma comédia de grande alcance popular.

Outros trabalhos de relevância incluem: “A Montanha dos Sete Abutres” (1951), sobre o jornalismo sensacionalista, e “Se Meu Apartamento Falasse” (1960), que trata de dinâmicas corporativas e relacionamentos pessoais.

Wilder dirigiu diversos atores de renome, como Marilyn Monroe, Jack Lemmon e Shirley MacLaine, e escreveu roteiros em colaboração com Charles Brackett e I.A.L. Diamond.

Wilder desempenhou um papel central no cinema ao abordar temas contemporâneos e explorar diferentes gêneros cinematográficos. Entre os assuntos abordados em suas obras, estão o alcoolismo, em “Farrapo Humano” (1945), e a exploração midiática, em “A Montanha dos Sete Abutres”.

Ao longo de sua trajetória, recebeu seis Oscars, incluindo prêmios por direção e roteiro, e seu trabalho influenciou cineastas e a indústria cinematográfica de modo geral. Suas produções refletem uma abordagem narrativa que foi amplamente utilizada em Hollywood e em outros mercados.

Serviço

A Estação Cultura “Antônio Alves Barbosa” está localizada na avenida Tancredo Neves, sem número, no centro de Boituva, ao lado da rodoviária. A exposição está disponível até 21 de fevereiro, de segunda-feira a sexta-feira, das 10h às 16h. A entrada é gratuita.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui