Da redação
Nesta segunda-feira, 20, no paço municipal, foi realizada a primeira reunião com os multiplicadores do projeto SEI Cidades em Tatuí, um “sistema inovador” a ser implantado na prefeitura, por meio de convênio firmado com a Secretaria de Gestão e Governo Digital, do governo do estado, e a Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo (Prodesp).
O SEI Cidades visa implantar o Sistema Eletrônico de Informações (SEI), promovendo a gestão digital de documentos e processos administrativos.
A iniciativa disponibiliza uma plataforma desenvolvida pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), cedida para os municípios paulistas.
“A ferramenta já é amplamente utilizada por diversas instituições públicas em todo o Brasil e, agora, chega a Tatuí para modernizar e agilizar a administração pública”, divulgou a assessoria de comunicação da prefeitura.
De acordo com a diretora executiva da Secretaria Municipal de Administração e Negócios Jurídicos, Giovanna Cardoso – que é a responsável pela implantação do SEI Cidades na prefeitura de Tatuí -, o sistema “possui uma interface intuitiva e oferece inúmeras vantagens para o município, promovendo uma gestão mais eficiente, organizada e transparente”.
Entre os benefícios, estão: otimização do uso de tempo e recursos, permitindo decisões mais ágeis e transparentes; redução do uso de papel, eliminando problemas associados ao acúmulo de documentos físicos, evitando desperdícios e acelerando o acesso a informações; e atendimentos mais rápidos para o cidadão, com maior transparência e acessibilidade.
No decorrer da primeira reunião para tratar da implantação do projeto, foram discutidos os próximos passos para a efetivação do sistema no município, incluindo os ajustes necessários.
Além disso, o planejamento das capacitações para os servidores municipais que serão responsáveis por operar o sistema também foi definido.
“A adoção do SEI representa um importante avanço na modernização da gestão pública local, reforçando o compromisso da administração com a eficiência e a transparência nos serviços prestados à população”, comentou o secretário de Administração e Negócios Jurídicos, Markus Henrique Tavares Gonsalves da Silva, que conduziu o encontro.