Executivo de Tatuí divulga balanço da Secretaria de Direitos Humanos

Pasta também abrange Família e Cidadania, “alcançando avanços históricos”

Executivo em participação no Fórum Regional da Juventude (Foto: AI Prefeitura)
Da reportagem

A assessoria de comunicação da prefeitura, ao longo desta semana, divulgou relatórios de atividades realizadas por várias secretarias do município, entre elas, a da Assistência e Desenvolvimento Social (reportagem nesta edição) e a dos Direitos Humanos, Família e Cidadania.

Conforme divulgado, “a pasta, em 2024, alcançou importantes avanços, registrando conquistas históricas que reafirmaram o compromisso com a promoção dos direitos e o bem-estar de toda a população”.

Entre os trabalhos, estão o início da construção da Casa da Juventude, projetos e campanhas de conscientização à população e participações em fóruns e exposições.

Em relação à construção da Casa da Juventude em parceria com o governo do estado de São Paulo, no valor de R$ 1 milhão, o local está em fase de finalização e tem previsão de término ainda neste ano.

“Destacando a importância e o compromisso da prefeitura com os jovens, oferecendo novos cursos, palestras, atividades recreativas e culturais, profissionalização e empregabilidade”, relata a assessoria de comunicação.

O serviço municipal também lembra a participação no 2º Encontro Estadual da Juventude, realizado em Catanduva, onde foram debatidas políticas públicas para a área, com a presença do coordenador estadual da Juventude, Juliano Borges.

Conforme a secretaria de Tatuí, na ocasião, “foram fortalecidas as relações institucionais com secretários estaduais e autoridades do estado, assim como senadores e deputados, gerando novos recursos para o município, além de fortalecer o Conselho Municipal da Juventude e a governança”.

“Importante destacar que Tatuí foi certificada como Cidade Amiga da Juventude pela Secretaria de Justiça e Cidadania do Estado de São Paulo, pelas ações já realizadas, tais como a construção da Casa da Juventude, Encontro da Juventude, conselho atuante, a existência da Coordenadoria Municipal e a realização das conferências municipais”, enumera a assessoria.

“Assim como a participação na conferência regional, estadual e nacional da Juventude, onde jovens de Tatuí foram eleitos delegados, representando não só a cidade, mas também o estado e todo o Brasil”, relata a secretaria local.

“As propostas realizadas pelos jovens tatuianos foram aprovadas a nível estadual e nacional. No mais, quanto às demandas surgidas na Conferência Municipal, estão sendo implementadas pela Secretaria de Direitos Humanos, Família e Cidadania de Tatuí e pelo Conselho Municipal da Juventude”, finaliza.

Em relação à Casa de Apoio ao Tratamento de Câncer de Tatuí em Jaú, foi divulgado que, entre janeiro e setembro de 2024, o local recebeu recursos no valor de R$ 69 mil e doações para a manutenção, entre elas, do Fundo Social de Solidariedade de Tatuí (Fusstat) e do Lions Clube de Tatuí.

“Desde sua inauguração, em 14 de setembro de 2022, a casa já atendeu mais de 19 mil munícipes de Tatuí, entre pacientes que realizam tratamento oncológico no Hospital ‘Amaral Carvalho’ e seus acompanhantes”, relata a assessoria do Executivo.

“Na residência, ampla, arejada e totalmente mobiliada, além de um lugar para descansar, os pacientes e seus acompanhantes são acolhidos e recebem quatro refeições: café da manhã, almoço, café da tarde e jantar”, informa a assessoria.

O Executivo também destacou a campanha contra o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, que contou com atividades como caminhada no Dia Nacional de Combate ao Abuso Sexual de Crianças e Adolescentes e a participação no Fórum Regional da Juventude.

“Vale mencionar, também, ações referentes às mulheres, com a entrega de cartilhas no Dia da Mulher, promovendo a conscientização sobre direitos e políticas públicas”, segue a assessoria.

“O fórum é um espaço democrático para que os jovens de toda a região se envolvam com representantes de outros municípios e representantes da Coordenadoria de Políticas para a Juventude; uma oportunidade para tratar de soluções que contribuam para a realização da Agenda de Gestão de Políticas Públicas de Juventude nos municípios”, acentua.

A prefeitura de Tatuí também esteve presente no evento de inovação e empreendedorismo das favelas, a Expo Favela Innovation Brasil, que aconteceu em São Paulo. “A participação de jovens e lideranças no evento mostra o compromisso com a inovação e a igualdade racial e social no município”, afirma a assessoria.

Conforme divulgado, a secretaria da área também fez um plantão para ajudar com a isenção e a redução da taxa do vestibular da Faculdade de Tecnologia de Tatuí “Prof. Wilson Roberto Ribeiro de Camargo” (Fatec), no paço municipal, em conjunto com a instituição de ensino. “O evento foi uma oportunidade para jovens de baixa renda ingressarem no ensino superior”, relata.

Finalizando os eventos e projetos divulgados, o Executivo destaca o segundo jantar beneficente em prol da Casa de Apoio ao Tratamento de Câncer. “Foi um sucesso e muito significativo, contribuindo com a manutenção da casa e conscientização à população sobre a importância do apoio às pessoas em situação de vulnerabilidade”, enfatiza.

Conforme a secretaria, está em fase de elaboração e planejamento e a realização de um terceiro jantar beneficente este ano, “diante do sucesso das últimas edições, que vêm ajudando a manter e equipar a Casa de Apoio ao Tratamento de Câncer de Jaú. A secretaria conta com o apoio da população”, finaliza.

“Em 2024, importantes conquistas marcaram a ampliação de políticas públicas voltadas à proteção e inclusão, preparando o caminho para novos projetos que seguirão transformando a realidade social em 2025”, enfatiza a assessoria de comunicação.

“Nosso compromisso com os direitos humanos vai além de palavras, é uma missão que guia cada ação desta administração”, declarou, pela assessoria, o prefeito Miguel Lopes Cardoso Júnior.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui