Da reportagem
A prefeitura anunciou o programa “Qualifica Tatuí”, que oferecerá cursos profissionalizantes, presenciais e à distância, para quem procura se qualificar e a quem está em busca do primeiro emprego.
Conforme divulgado pela assessoria de comunicação do Executivo, “atenta às demandas do mercado de trabalho e ao crescente número de vagas que exigem mão de obra especializada, a prefeitura, por meio da Secretaria de Fazenda, Finanças, Planejamento e Trabalho, está desenvolvendo, para o ano de 2025, o ‘Qualifica Tatuí’”.
A realização do programa contará com a colaboração de vários parceiros, entre eles, Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), Fatec (Faculdade de Tecnologia) de Tatuí “Prof. Wilson Roberto Ribeiro de Camargo”, Femague (Fundação Educacional “Manoel Guedes”) e Qualifica SP.
Também contribuirão: Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas); Secretaria de Desenvolvimento Econômico, do governo do estado de São Paulo; e Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo).
Há previsão de cursos para todas as idades. As capacitações estimadas para serem oferecidas são as que atendem às maiores demandas das empresas tatuianas, como de eletricista industrial, operador de máquinas e soldador. Ainda não há previsão de lançamento oficial.
De acordo com Hamilton Silva, diretor estratégico do Cate (Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo) de Tatuí, o objetivo do programa é atender às demandas do mercado de trabalho da cidade e melhorar a qualificação da mão de obra local.
“Na ponta, a produção local e a renda familiar aumentarão substancialmente”, completa. Atualmente, é possível encontrar os cursos disponíveis nos municípios pelo link www4.tatui.sp.gov.br/cate/cursos.