Da redação
Para os moradores de Tatuí e mais oito municípios da região (Boituva, Capela do Alto, Cerquilho, Cesário Lange, Iperó, Jumirim, Quadra e Tietê), a Unidade de Pronto Atendimento (UPA de Tatuí) é o local recomendado para emergência em caso de acidentes com animais peçonhentos.
Conforme divulgação à imprensa realizada pela prefeitura, diante de uma picada de escorpião, aranha ou cobra, é essencial procurar atendimento médico imediato.
A Coordenadoria de Controle de Doenças, da Secretaria da Saúde do estado, orienta que, diante de um acidente com estes animais, a vítima – independentemente de ter ou não convênio médico – deve se dirigir a um ponto estratégico de atendimento, levando ou não o animal que causou a picada.
A coordenadora da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, Rosana de Oliveira, destacou a importância do atendimento imediato.
“Sendo assim, a vítima deve se locomover, o mais breve possível, até a UPA. Na falta de um veículo próprio para o transporte, os responsáveis devem ligar para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), pelo número 192, pois há urgência no atendimento de casos como este”, afirmou Rosana.
O tratamento para picadas de escorpião e outros animais peçonhentos é oferecido gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A UPA de Tatuí está localizada na rua Quim Quevedo, 56, no Jardim Junqueira. Para mais informações, é possível ligar para: (15) 3305-1032.