Mais de 4.000 lâmpadas têm destinação adequada pela prefeitura de Tatuí

Material foi recolhido em ecopontos e na Central de Triagem da Coleta Seletiva

Lâmpadas são recolhidas nos ecopontos e na Central de Triagem (Foto: AI Prefeitura)
Da redação

A prefeitura de Tatuí, por meio da Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Bem-Estar Animal, promoveu a destinação ambientalmente adequada de mais de 4.000 lâmpadas entregues pela população nos pontos de coleta (ecopontos de resíduos e na Central de Triagem da Coleta Seletiva) durante o ano de 2024.

Na manhã de sexta-feira da semana passada, 22, a transportadora designada pela empresa parceira da prefeitura no projeto realizou a coleta de, aproximadamente, 4.400 lâmpadas.

O técnico ambiental Rafael Porciúncula declarou, por meio da assessoria de comunicação do Executivo, que, desde janeiro de 2022, “a prefeitura de Tatuí possui uma importante parceria com a Associação Brasileira para Gestão da Logística Reversa de Produtos de Iluminação (Reciclus), que é uma associação civil sem fins econômicos e/ou lucrativos criada para, entre outros objetivos, implementar um sistema de logística reversa de lâmpadas e outros produtos de iluminação descartados, nos termos do que dispõe a Política Nacional de Resíduos Sólidos e o Acordo Setorial de Lâmpadas Fluorescentes de Vapor de Sódio e Mercúrio e de Luz Mista”.

“Este Acordo Setorial prevê que os geradores domiciliares de resíduos, ou seja, os consumidores, as pessoas físicas, os usuários, aqueles que geram lâmpadas descartadas em suas atividades domésticas, devam entregar essas lâmpadas de forma adequada, ou seja, separadas das demais frações de resíduos sólidos domiciliares, em pontos de entrega”, explica o técnico ambiental.

Ele ainda acrescenta que, em Tatuí, a população que se enquadrar como “geradores domiciliares” pode entregar as lâmpadas em um dos pontos de entrega voluntária de resíduos, que são os ecopontos (lista completa, com dias, horários e locais de funcionamento em www2.tatui.sp.gov.br/servicos/ecopontos/).

Grande parte das lâmpadas destinadas adequadamente pela prefeitura é a denominada “fluorescente”, que possui, em sua composição, resíduos nocivos, como o vapor de mercúrio, um metal pesado que prejudica o sistema nervoso do organismo humano quando ingerido ou inalado.

Quando descartada indevidamente, os vapores de mercúrio dessa lâmpada contaminam o solo, podendo chegar até aos cursos d’água (mares e rios) e serem absorvidos por organismos vivos, por meio da cadeia alimentar, colocando em risco os ecossistemas e a saúde humana, conforme relatado pela engenheira ambiental Daiane Bueno, responsável pela equipe de gestão de resíduos do Departamento de Meio Ambiente.

Ela afirma que o objetivo do programa é cumprir a legislação ambiental pertinente, ou seja, a Política Nacional de Resíduos Sólidos e os demais dispositivos legais pertinentes, além de “contribuir para a destinação ambientalmente adequada de resíduos considerados perigosos e para a melhoria da qualidade de vida da população”.

O secretário municipal da Agricultura, Meio Ambiente e Bem-estar Animal, Danilo Floriano, afirmou que, “nos dias de hoje, infelizmente, a maioria das pessoas, por falta de informação, ainda joga lâmpadas fluorescentes no lixo comum, causando grandes danos ao meio ambiente”.

“No entanto, Tatuí dispõe de estrutura, equipe técnica e operacional responsável pela gestão adequada destes resíduos. Quando estas lâmpadas são entregues nos pontos de coleta, elas são armazenadas temporariamente na Central de Triagem de Resíduos, para que não ocorra qualquer tipo de risco ambiental”, complementa o secretário.

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