Da redação
Na noite de domingo passado, 17, a Guarda Civil Municipal (GCM) prendeu um homem e apreendeu dois menores de 18 anos acusados de roubo a uma farmácia de Tatuí, localizada na rua 11 de Agosto, região central.
Segundo a GCM, três equipes de guardas estavam em patrulhamento pela vila Esperança quando foram informadas a respeito do roubo em andamento na drogaria, com disparos de arma de fogo e a presença de um guarda civil municipal à paisana.
Outra informação – passada graças às câmeras de segurança do sistema de monitoramento do “Muralha Paulista” – foi que os três suspeitos correram em direção à rua 7 de Abril, sentido bairro.
Já no local, a GCM identificou o guarda que à paisana e constatou que ele era da cidade de Capela do Alto e estava na farmácia para comprar medicamentos a um filho.
O guarda informou ter observado os três indivíduos entrarem no estabelecimento, “muito agressivos”, anunciando o assalto, sendo um deles com arma de fogo.
Por medida de segurança, o guarda se abrigou no fundo da drogaria e, de acordo com ele, “em um momento oportuno”, efetuou dois disparos contra os autores. Como um dos suspeitos estava armado, ele fez mais disparos pelo lado de fora do estabelecimento.
Como o GCM sabia das características dos três indivíduos, embarcou na viatura com os guardas de Tatuí para a captura. No caminho, encontraram uma touca no chão e, mais à frente, os três suspeitos, com um simulacro de arma de fogo e dinheiro. Durante a abordagem, o guarda de Capela do Alto reconheceu os autores do crime.
Os três homens foram encaminhados ao Pronto-Socorro, para minuta médica. Em um deles, foi identificada uma perfuração por disparo da arma de fogo, na região da axila.
Após exame de raio-X, o médico optou por não retirar o projétil, pois não oferecia risco ao paciente, e fez um curativo oclusivo no local. Enquanto isso, na farmácia, o local foi preservado até a chegada da perícia e do delegado de plantão.
Mesmo constando no entendimento da autoridade policial a legitimidade da defesa do GCM à paisana e tendo ele o porte legalizado junto à Polícia Federal, com o registro da arma em dia, ela foi apreendida para procedimentos periciais. Na delegacia, o homem acabou recolhido e os dois menores infratores foram apreendidos, ficando à disposição da Justiça.