Cate comenta sobre os números crescentes de emprego em Tatuí

Segundo o centro, há cerca de 800 cargos a serem ocupados

Cate atualiza número de vagas todos os dias (Foto: AI Prefeitura)
Da reportagem

As novas vagas de empregos na cidade chegaram até setembro deste ano a 2.054, e, de acordo com o Centro de Apoio ao Trabalhador e Empreendedorismo (Cate de Tatuí), ainda há cerca de 800 cargos oferecidos por meio do serviço municipal.

“Isso porque tem empresas que não anunciam com a gente (fazem o processo seletivo interno ou com uma empresa), como a Marquespan e a Caetano. Então, com uma estimativa ‘bem grosseira’, Tatuí hoje tem, pelo menos, 1.400 empregos disponíveis”, estima Hamilton Silva, diretor municipal do Desenvolvimento Econômico.

As vagas disponíveis no Cate podem ser acessadas no link https://www4.tatui.sp.gov.br/cate/vagas-de-emprego/ e são atualizadas diariamente. Para se candidatar, os interessados devem comparecer presencialmente à praça Martinho Guedes, 12, centro, munidos de RG e CPF.

De acordo com o diretor, Tatuí se destaca na Região Metropolitana de Sorocaba (RMS) na geração de empregos. “Isso se deve a políticas públicas pensadas para impulsionar a economia”, acentua Silva.

“Mas, na outra ponta, essas pessoas que estão se candidatando aos empregos não estão com a qualificação, e essas oportunidades que estão sendo disponíveis no Cate exigem isso”, informa ele.

Silva sustenta que a procura por cursos profissionalizantes deveria ser maior e que Tatuí tem diversas oportunidades de capacitações em locais como Fatec, Etec, Sebrae, Senai, Fundo Social, Sindicato Rural e Qualifica SP, plataforma estadual. As vagas e orientações para esses cursos podem ser encontradas no link https://www4.tatui.sp.gov.br/cate/cursos/.

“A prefeitura oferece os cursos; nós, enquanto estado, impulsionamos, criamos políticas públicas para impulsionar a economia, para que gere mais emprego. Mas, na outra ponta, essas pessoas que estão se candidatando aos empregos não estão com a qualificação”, reitera o diretor.

“Cada um tem uma situação diferente, mas a prefeitura está oferecendo esses cursos e as pessoas não estão procurando, ou estão desistindo muito rápido”, completa.

Para Silva, os adolescentes e jovens adultos que pretendem continuar morando em Tatuí precisam olhar para o mercado de trabalho antes de escolher um curso profissionalizante.

Ele exemplifica apontando as funções de operador de máquina, soldador, eletricista industrial e área de TI (tecnologia da informação) como as áreas em que o mercado está aquecido.

Silva também falou sobre a 1ª Jornada Industrial, que aconteceu no município, na segunda-feira, 4, reunindo lideranças do governo e empresários para debater sobre a qualificação e vagas de emprego.

“Todas as indústrias foram convidadas. A grande maioria delas mandou representantes e alguns empresários estavam lá. Nós fazemos a nossa parte, desde que o Professor Miguel (Lopes Cardoso Júnior, do PSD) assumiu, concentramos as vagas, fizemos a página no site mostrando as vagas de empregos e cursos abertos, e estamos ampliando nossa rede de atuação”, finalizou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui