Da redação
“Um marco histórico na ampliação da oferta dos serviços de reabilitação no município”. Assim descreveu a assessoria de comunicação da prefeitura a parceria do município, por meio da Secretaria da Saúde, com o Centro Hípico de Tatuí (CHT), que oferece equoterapia 100% gratuita a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) em tratamento terapêutico no Centro Integrado de Reabilitação (CIR).
O Centro de Equoterapia da prefeitura, instalado no CHT, iniciou os atendimentos no dia 24 de outubro, com a presença do secretário municipal da Saúde, Nicolau Rodrigues dos Santos Neto Júnior, e da médica e proprietária do CHT, Clélia Maria Erwenne Araújo Pinto.
O local foi construído em conjunto, sendo o espaço para as baias e o material, do CHT, e a terraplanagem e a mão de obra, da prefeitura.
“O Centro Hípico ainda disponibilizou um espaço coberto para a realização desta técnica terapêutica – reconhecida e ofertada pelo SUS, que entrou no rol de serviços em 2023 -, para ser utilizado em dias de chuva ou sol muito quente”, comentou o secretário da Saúde.
O serviço atenderá, inicial e prioritariamente, crianças de dois a seis anos, com peso inferior a 60 quilos, em atendimento terapêutico no CIR e/ou usuários que estejam na lista de espera do órgão para passar com psicólogo, fisioterapeuta e terapeuta ocupacional e têm indicação e liberação para a equoterapia.
“Importante pontuar que, após a indicação do CIR, o paciente é submetido a uma avaliação das equipes clínica e terapêutica da equoterapia para aval final de aceite ou negativa para a triagem e avaliação”, acentua a assessoria.
Para a médica Clélia Maria, “essa parceria com a prefeitura é algo fantástico”. “O cavalo é um animal extraordinário, de maior inter-relação com o homem, e a equoterapia irá somar para essas crianças, sendo um ótimo estímulo neurológico e de equilíbrio para o sistema nervoso central e para a postura”, completou.
Os atendimentos no Centro de Equoterapia são realizados por funcionários da rede municipal de saúde, entre eles, fisioterapeutas, psicólogos, terapeutas ocupacionais e psicopedagogas, que, durante o período de novembro de 2023 a outubro de 2024, participaram de uma capacitação pela Instituição Coração Valente, em Santo André (SP), que já realiza o trabalho com equoterapia há 20 anos.
A capacitação foi dividida em quatro etapas. Durante o ano de 2024, os profissionais realizaram avaliações e atendimentos em grupos terapêuticos com usuários com deficiência para aproximação com o espaço físico e a proposta da terapia com animais.
Neto Júnior disse ter sido realizada uma pesquisa no estado de São Paulo e se constatou que Tatuí é o primeiro município a fornecer esse tipo de serviço 100% gratuito para as pessoas com deficiência.
“Há prefeituras que oferecem, sim, a equoterapia, no entanto, pagam por este serviço para alguma instituição”, enfatizou.